O filme “O Sequestro do Voo 375” estreou nos cinemas de São Luís, a produção narra os eventos do voo da VASP operado por um Boeing 737-300 registrado como PP-SNT, que foi sequestrado em 29 de setembro de 1988.
O avião transportava passageiros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com destino ao Rio de Janeiro.
Após a decolagem, Raimundo Nonato, um passageiro natural do Maranhão, decidiu tomar controle da aeronave, exigindo que o comandante Murilo alterasse a rota para Brasília. O sequestrador tinha a intenção de direcionar o avião ao Palácio do Planalto na capital federal.
Suas motivações estavam ligadas a questões pessoais e ao desemprego, pelo qual culpava os políticos.
Em um ato de bravura, o comandante realizou uma manobra conhecida como tunneau (um giro completo da aeronave sobre seu próprio eixo, ficando de cabeça para baixo e retornando à posição normal) para tentar neutralizar o sequestrador.
Apesar disso, Nonato já havia disparado contra o co-piloto, persistindo em sua ação. Mais tarde, próximo a Goiânia e com o combustível escasso, outra manobra foi executada, desta vez uma descida em espiral.
Após a aterrissagem em Goiânia e várias horas de negociações, a Polícia Federal atirou no sequestrador enquanto ele descia a escada da aeronave com o comandante como refém, encerrando assim o sequestro, que resultou na morte de uma pessoa e deixou três feridos.