O Governo do Maranhão participará da maior feira de agronegócios do Maranhão, a AgroBalsas, que acontece de 16 a 20 deste mês, em Balsas. Diversas secretarias e órgãos estarão no evento com stands levando as ações e serviços do governo como o Armazém do Empreendedor, espaço para a exposição e comercialização de produtos, e o lançamento do Centro de Apoio ao Produtor (CAP).
O Armazém do Empreendedor do Maranhão será coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e terá a participação de 41 empresas para gerar emprego e renda no estado. No espaço será possível expor e comercializar produtos. Outro objetivo do armazém é promover o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo empresarial locais com foco específico no estímulo à comercialização dos produtos produzidos no estado, gerando emprego e renda.
Desta forma, o Armazém do Empreendedor do Maranhão será uma ampla plataforma de divulgação dos produtos e serviços que são produzidos no estado, valorizando a criatividade e capacidade empreendedora maranhense.
Prospecção de negócios
Somente em 2022, as edições do Armazém do Empreendedor realizadas em diferentes feiras, exposições e eventos prospectou um volume de negócios de R$ 28.104.561,00 em segmentos como os de alimentos, bebidas, calçados, condimentos, construção civil, cutelaria, energia renovável, higiene e limpeza, moda, serviços, entre outros.
Durante o Agrobalsas 2023, a Seinc contará ainda com um stand institucional, que levará ao público e potenciais investidores presentes na feira todas as informações sobre a política de investimentos do Governo do Maranhão, coordenada pela secretaria, dentre elas a Lei de Incentivo Fiscal de Indústria e Agroindústria (Lei nº 10.690/17), que visa contribuir para expansão, modernização e diversificação no setor industrial do Maranhão, aumentando a competitividade estadual, gerando emprego e renda e reduzindo as desigualdades sociais e regionais.
Centro de Apoio ao Produtor
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP-MA) também estará presente na AgroBalsas. Entre a programação que será promovida pela agência está uma mesa redonda sobre agricultura familiar, o lançamento do Centro de Apoio ao Produtor (CAP), reuniões com empresariado e associações de produtores, além de oficinas. A AGERP-MA também levará agricultores familiares de São Luís para que eles possam comercializar suas produções na AgroBalsas.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) terá pavilhão próprio, compartilhado com Seinc e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe) onde apresentará as potencialidades do porto público do Maranhão, além de oferecer ao público um tour pelo Porto do Itaqui por meio de óculos de realidade virtual.
Já a Maranhão Parcerias (MAPA) participará com um espaço voltado para o REDD+, instrumento desenvolvido pelas Nações Unidas sobre mudanças climáticas para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados relacionados à recuperação e conservação de suas florestas.