Duas empreendedoras maranhenses disputam, nesta quinta-feira (30), a grande final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, que ocorrerá na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A cerimônia de premiação integra a programação do Delas Summit, evento do Sebrae que reúne os principais nomes e tendências do empreendedorismo feminino no Brasil.
Vilena Silva (São Luís) e Camila Policarpo (Imperatriz) concorrem, respectivamente, às categorias Ciência e Tecnologia e Microempreendedora Individual (MEI). No dia 20 de agosto, elas conquistaram troféus ouro na fase estadual do prêmio, realizada em São Luís, e avançaram para a regional. Após passarem por uma comissão avaliadora, Vilena e Camila alcançaram as melhores pontuações de suas categorias e se classificaram para a etapa nacional.
Vilena Silva é CEO da Compensei, startup que visa democratizar o acesso à gestão climática a empresas, eventos e instituições públicas, através de uma plataforma digital que permite calcular, reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). De acordo com a empreendedora, o diferencial da empresa está em conectar a ação climática ao posicionamento de marca.
“A Compensei tem se destacado no cenário nacional por tornar a gestão climática acessível a pequenos negócios, usando tecnologia, ciência e uma linguagem descomplicada. Oferecemos não só o cálculo e compensação de carbono, mas também certificados e narrativas de impacto que valorizam a comunicação dos nossos clientes. Agora estamos avançando na implementação de Inteligência Artificial para facilitar ainda mais a usabilidade da plataforma”, detalhou Vilena.
Já Camila Policarpo é fundadora da Ducié, confeitaria especializada em doces de festas tradicionais e finos, que se destaca por oferecer uma linha exclusiva de brownies feitos a partir do coco babaçu. Com produção adaptada e artesanal, a empresa valoriza a criação de produtos autorais com identidade regional.
“Enquanto muitas empresas seguem receitas tradicionais, buscamos inovar com combinações únicas, como doces com gorgonzola e brownies meio amargos, oferecendo sabores diferenciados ao público. Essa busca por originalidade, aliada à valorização da cultura local, trouxe uma nova proposta ao mercado e gerou reconhecimento, como a premiação no 4º Festival Gastronômico de Imperatriz”, afirmou a empreendedora.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
A iniciativa celebra o talento e a dedicação de mulheres que transformam a realidade de suas comunidades por meio do empreendedorismo, reconhecendo essas trajetórias inspiradoras e dando visibilidade ao protagonismo feminino nos negócios. Em 2025, o Maranhão conquistou um feito inédito no Prêmio: o Estado foi o campeão no número de inscrições na região Nordeste e o segundo no país, logo após São Paulo, alcançando o recorde de 438 inscrições validadas.























