O Ministério Público do Maranhão (MPMA) agiu rápido e já protocolou um pedido de prisão preventiva contra Leônidas Ribeiro, o homem apontado pela polícia como aquele que deu fuga aos menores que participaram do assalto a ônibus que culminou com o assassinato do motorista Francisco Vale da Silva.
O suspeito foi preso em flagrante na tarde de terça-feira, 23, mas conseguiu o relaxamento da prisão logo nas primeiras horas desta quarta-feira, 24, por decisão da juíza Maria da Conceição Rêgo, respondendo pelo plantão Criminal da Justiça de 1º Grau em São Luís.
“A soltura do autuado é prematura e temerária, considerando a repercussão que o caso tomou no meio social, bem como a necessidade da oitiva de outras vítimas que estavam dentro do ônibus coletivo para a acurada apuração da autoria e dinâmica delitiva”, diz o promotor Valdemar Cavalcante. Ele, agora, corre contra o tempo para conseguir um novo despacho judicial.
Em entrevista à Rádio Mirante AM, o delegado Marcone Matos, que preside o inquérito, afirmou que Leônidas tem dois registros de passagem pela polícia: um por porte de arma, outro pro roubo, mas ambos quando ele ainda era menor de idade.
Ainda segundo ele, o adolescente que assumiu a autoria do disparo contra o motorista de ônibus foi denunciado na manhã de hoje por uma suposta vítima que teria sido assaltada por ele na manhã de segunda-feira, 22, mesmo dia do assassinato.
Créditos: Gilberto Lêda