Os advogados maranhenses terão nesta segunda-feira (24), a oportunidade de participar da formação da lista para a escolha do próximo desembargador do Estado, por meio do Quinto Constitucional.
A votação será on-line, das 8h às 17h e os advogados do Maranhão irão ajudar na composição de duas listas sêxtuplas, uma com seis advogados do sexo masculino e outra com seis do sexo feminino. Além disso, cada lista precisará obrigatoriamente ter a presença de advogados negros.
Na disputa pela vaga de desembargador para o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), estão 36 advogados participando do processo. Clique aqui e veja todos os nomes.
Depois da composição das duas listas sêxtuplas, caberá ao Conselho da OAB-MA, na quinta-feira (27), reduzir para duas listas tríplices, com três homens e três mulheres, com a obrigatoriedade de um negro em cada lista.
Em seguida, os seis nomes, serão encaminhadas para o Tribunal de Justiça. Os desembargadores irão escolher três dos seis nomes, de maneira indistinta.
A lista tríplice final será encaminhada ao governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que escolherá o advogado ou advogada que se transformará no novo desembargador ou desembargadora do TJ.