“Um teatro que se alimenta das manifestações do povo. Que se realiza pelo próprio povo. Homens e mulheres se transformam em artistas e artesãos das artes cênicas. Um mutirão de cidadania” (Cláudio Silva – Diretor Geral da Via Sacra).
O espetáculo Via Sacra é a um só tempo, fé, integração, socialização, valorização comunitária, criatividade, mobilização coletiva, versatilidade, cultural, orgulho e resistência sociocultural. Na Semana Santa peregrinam pelas ruas do Anjo da Guarda, num percurso de dois quilômetros, milhares de pessoas arrebatadas pela força da fé e do mistério e, envolvidas na fruição da estética da encenação da Paixão de Cristo.
É um projeto teatral, definido pela vontade da comunidade de compreender, de organizar e de se expressar através das artes cênicas, com ideias e práticas, que se articulam para obter crescimento mútuo e a mudança social de cada indivíduo. O teatro comunitário tem potencial de despertar o sentimento de pertencimento à comunidade, e leva às pessoas ao entendimento de que o acesso à cultura e à educação teatral são um direito de todos e não privilégio de poucos.
Em 2024
Hoje são mais de 2.000 pessoas envolvidas diretamente no evento entre elenco, produção, apoio, equipe técnica, comércio informal e profissionais de órgãos públicos que garantem a infraestrutura para a realização do espetáculo, como bombeiros, polícia militar, polícia civil, etc. Trata-se realmente de uma superprodução.
O Grupo trabalha com a expectativa de que 250 mil pessoas assistam o espetáculo por dia, somando 500 mil expectadores nos dois dias de apresentação.
Justificativa
Pensando na nova convivência social e nessa nova ética que fazemos reverberar no GRUPO GRITA, o Teatro Comunitário como uma prática que busca interagir com a comunidade – um lugar de recriação poética, um espaço aberta para o diálogo e novas dinâmicas que visam criar conexões próximas com o público. A escolha do tema aconteceu de forma coletiva através de um seminário com a comunidade, onde grupos se formaram, sugeriram temas, apresentaram e defenderam as justificativas na plenária e em seguida, aconteceu uma votação onde foi escolhido o tema “HUMANIDADE: UMA POÉTICA DE EXPRESSÃO COLETIVA”.
Esse foi o tema definido pela vontade da comunidade de compreender, organizar e se expressar através das artes cênicas, com ideias e práticas que se articulam para obter crescimento mútuo e a mudança social de cada individuo. Pensar Humanidade, é pensar a capacidade de sentir, criar, se relacionar e evoluir constantemente. A Humanidade é a base para a convivência em sociedade, o valor ético que nos guia, a busca constante por evolução e a responsabilidade pelas nossas ações.
Portanto, é fundamental cultivar a humanidade em nossas vidas, agindo com empatia, solidariedade, respeito, responsabilidade consigo, com o próximo, com o meio social e o meio ambiente. Somente assim, poderemos construir coletivamente um mundo mais justo, igualitário e sustentável para todos.
O GRITA
Há 49 anos o Grupo Grita é responsável pela organização da Via Sacra. Ele foi fundado em 1972, quando um grupo de estudantes do Centro Educacional do Maranhão (Cema), resolveu se reunir para dar continuidade às atividades teatrais desenvolvidas na escola, atuando desde 1977 na comunidade Itaqui-Bacanga, e lá se incorporou à dinâmica da comunidade por meio do Centro Comunitário Católico, fazendo teatro popular. O espetáculo ‘Via Sacra’, foi concebido em 1981, com o propósito de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo, na movimentação em torno da comunidade.
O grupo Grita trabalha a educação e a promoção da cidadania através da arte. São vários cursos, oficinas e produções voltadas para a juventude da Área Itaqui-Bacanga. Muitos destes jovens também participam em vários setores da produção da Via Sacra.
A comunidade
A história da comunidade do Anjo da Guarda, situada na Área Itaqui-Bacanga, é marcada pela resistência dos movimentos sociais e pelo desenvolvimento da cultura popular. A combinação da forte religiosidade dos moradores com a luta pela conquista dos direitos humanos serviu de inspiração para o Grupo Grita, que optou em 1981 por montar o espetáculo Via Sacra, com o propósito de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo na movimentação em torno do desenvolvimento da própria comunidade.
O envolvimento da comunidade é, com certeza, fator determinante para o sucesso da produção. Durante estes mais de 40 anos de espetáculo, mais de 2 milhões de pessoas assistiram a Via Sacra do Anjo da Guarda, que já se tornou um evento fixo no calendário cultural do Estado e um vetor econômico e turístico.
EVENTO: VIA SACRA/2024 – HUMANIDADE: UMA POÉTICA DE EXPRESSÃO COLETIVA
DATA: 28 E 29 DE MARÇO 2024
HORÁRIO: 18H
LOCAL: ANJO DA GUARDA – SÃO LUÍS/MA