Pelo segundo fim de semana consecutivo, o São João do Maranhão registra grande público, muitas atrações nacionais e locais, segurança e geração de renda.
Os arraiais que já iniciaram a programação oficial, atraíram brincantes e turistas para as apresentações das brincadeiras juninas.
Iniciando com o São João da Thay, organizado pela influenciadora Thaynara OG com apoio do governo do Maranhão, São Luís recebeu shows de Wesley Safadão, Alceu Valença, Pablo Vittar e vários outros artistas nos dias 7 e 8 de junho.
Além da participação dos bois Garantido e Caprichoso, que fizeram intercâmbio cultural com o bumba meu boi do Maranhão.
Ainda no dia 7 de junho, iniciaram a programação oficial dos arraiais dos bairros, no Arraial do Maiobão.
Até o último domingo (16), além dos já citados, já foram abertos oficialmente o Arraial do Cohatrac, Arraial da Cidade Operária e Arraial do Ipem.
O governador Carlos Brandão comemorou a adesão do público e a organização.
“O nosso São João tem sido um grande sucesso até aqui. Os nossos arraiais mais tradicionais e o Bumba Meu São João registraram um grande público, além da presença de famílias maranhenses e turistas. Tudo bem organizado, com segurança para que todos possam aproveitar”, enfatizou Brandão.
A novidade deste ano é o espaço Bumba Meu São João, com recursos da inciativa privada e apoio do governo estadual, o evento atraiu milhares de pessoas à área externa do castelão desde que foi lançado, no dia 13 de junho.
No primeiro fim de semana se apresentaram Nattan, Denis Dj, Xand, Zé Vaqueiro e muitas outras atrações locais e nacionais.
A partir do dia 26, o governo do Maranhão preparou uma programação especial para o São João também no interior do estado.
A festa começa com o Arraial de Barreirinhas e Imperatriz e segue pelo mês de julho em São José de Ribamar, Timon e Cururupu, repetindo a estratégia do ano passado, com 60 dias de festa junina no estado.
SEGURANÇA
Até o momento, a segurança dos espaços juninos está sendo garantida. Com grande aparato e trabalho em ação conjunta de diversas forças estaduais, nenhum crime ou ocorrência grave foi registrada nos arraiais promovidos pelo governo.
O policiamento também foi reforçado no Centro Histórico, afim de evitar crimes e garantir a segurança de turistas e cidadãos maranhenses.