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Retrospectiva 2025: Porto do Itaqui, o Porto do Desenvolvimento

Orquerlina Costa é a primeira mulher efetivada no mais alto posto de gestão do Porto do Itaqui.

Shewton Serra Por Shewton Serra
dezembro 23, 2025
in PORTOS & AEROPORTOS
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Retrospectiva 2025: Porto do Itaqui, o Porto do Desenvolvimento

Conheça como surgiu o Porto do Itaqui

O local do Porto de São Luís, escolhido pelos franceses quando ali se estabeleceram em 1612, serviu a capital maranhense praticamente até o início das operações do Porto do Itaqui, em 1972. Em 1918, o Decreto nº 13.133, de 7 de agosto, previa a construção de instalações para acostagem ligadas ao centro comercial do município de São Luís, com a empresa C.H. Walker & Co. Ltda., contratada para executá-las. No entanto, tais obras, definidas por meio da concessão outorgada pela União ao Governo Estadual pelo Decreto nº 13.270, de 6 de novembro de 1918, não prosperaram.

Assim, a concessão às obras foi extinta pelo Decreto nº 16.108, de 31 de julho de 1923, surgindo, então, o desenvolvimento do projeto para a construção do Porto do Itaqui. Os estudos realizados em 1939 pelo Departamento Nacional de Portos e Navegação, do Ministério da Viação e Obras Públicas, indicaram a região de Itaqui para a criação de um porto no Maranhão.

Em 1960 foi iniciada a construção dos cais do Porto do Itaqui pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis, com aproximadamente 637 metros, que começou a ser operado em 1972.

Em 1972 foram concluídos os trechos dos berços 101 e 102 e, em 1976, o Berço 103. Em 1994, a extensão do cais foi ampliada com a construção dos berços 104 e 105. Em 1999 as obras dos berços 106 e 107 foram realizadas e em dezembro de 2012 o Berço 100 foi inaugurado. O Berço 108, especializado na movimentação de derivados de petróleo, foi entregue em 2017 e em 2022 entrou em operação o Berço 99, preferencialmente dedicado à celulose.

É com essa infraestrutura de nove berços operacionais que o Porto do Itaqui chega a 2023, preparado para atuar de acordo com a sua missão de prover logística portuária de excelência para as cadeias produtivas e novos projetos, integrando o Complexo Industrial Portuário do Itaqui aos mercados.

EVOLUÇÃO:

Oquerlina Costa – Presidente da EMAP

Conheça a retrospectiva 2025 da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, dirigida atualmente por Oquerlina Costa, tornando-se a primeira mulher efetivada no mais alto posto de gestão do Porto do Itaqui. Um ano histórico e de muitas conquistas, para vida dos maranhenses e motivo de orgulho para os trabalhadores portuários, maranhenses e também de grande relevância para economia do Estado do Maranhão.

Janeiro – 2025 – Porto do Itaqui alcança segunda melhor movimentação histórica e reforça papel estratégico no desenvolvimento do Maranhão

O Porto do Itaqui encerrou 2024 com um volume movimentado de 34 milhões de toneladas, solidificando-se ainda como o quarto maior porto público do Brasil e o principal do Norte e Nordeste, segundo dados do estatístico aquaviário da Antaq. A performance na operação do Itaqui reafirma a posição como a principal porta de entrada de combustíveis do país e a maior saída de grãos, com destaque para a soja, que registrou sua maior movimentação histórica neste ano.

Ainda que com um volume inferior ao de 2023, o Itaqui alcançou marcas expressivas. Entre os recordes, destacam-se:

  •  Movimentação de soja: 13,74 milhões de toneladas, maior volume já registrado.
  • Movimentação de fertilizantes: 4,0 milhões de toneladas, um crescimento de 12%.
  • Exportação de alumínio: aumento de 193%.
  • Crescimentos expressivos em outras cargas, como carvão (+65%), clínquer (+20%), cobre (+11%) e calcário (+19%).

A principal queda ocorreu nas operações do milho. A queda na movimentação do produto ocorreu devido a fatores como a redução da safra nacional, com 21,4 milhões de toneladas a menos, segundo dados da CONAB, o aumento do consumo interno impulsionado pela queda do preço do grão no mercado internacional e a inauguração da planta da INPASA, em Balsas, que absorveu mais de 1 milhão de toneladas do milho maranhense, resultando em 3 milhões de toneladas a menos movimentadas em comparação a 2023.

A atuação reflete o compromisso do Porto do Itaqui com a eficiência e a inovação. “Crescemos na produtividade operacional em praticamente todas as categorias de cargas, incluindo granéis sólidos mecanizados e não mecanizados”, destacou Hibernon Marinho, diretor de operações.

Fomento à economia maranhense

O cenário atual reforça o papel estratégico do Itaqui no desenvolvimento do Maranhão. Com a inauguração de uma planta industrial em Balsas – considerada a maior biorrefinaria de etanol de milho da América Latina –, a dinâmica de exportação de milho foi transformada. Parte significativa da produção, antes destinada ao mercado externo, passou a ser processada dentro do estado, resultando em produtos como etanol e farelo de milho.

“A mudança representa um grande ganho para o Maranhão. Embora tenhamos exportado menos milho, fortalecemos cadeias produtivas locais, como a suinocultura e outras indústrias que utilizam farelo de milho. Isso fomenta a produção de etanol a custos mais competitivos e impulsiona diversas cadeias industriais do estado”, explicou o diretor.

Além do impacto econômico, a industrialização da produção promove a geração de empregos, o aumento da arrecadação de impostos e o fortalecimento de cadeias produtivas internas, alinhando-se ao conceito de “Porto do Desenvolvimento”.

Expectativa de crescimento em 2025

Para 2025, o Porto do Itaqui projeta um crescimento de mais de 1 milhão de toneladas, com a meta de movimentar 35 milhões de toneladas. Essa expectativa é impulsionada pelas previsões de supersafra de soja e pela expansão de outras cargas estratégicas, como fertilizantes e minerais.

“Estamos confiantes de que 2025 será mais um ano de avanços e superação. Nosso compromisso é continuar investindo em eficiência, sustentabilidade e inovação, fortalecendo nosso papel como o principal porto do Norte e Nordeste”, afirmou a gestão.

Fevereiro – 2025 – Porto do Itaqui e o avanço das obras do Berço 98 com tecnologia inovadora

O Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) em São Luís (MA), está investindo em tecnologia para acelerar a construção do novo atracadouro, denominado Berço 98. Nesta semana, foi iniciada a utilização do Cantitravel, um equipamento que substitui o apoio náutico tradicional, proporcionando mais segurança, agilidade e precisão às operações.

Projetado para suportar dois guindastes com capacidade de 200 toneladas cada e demais equipamentos necessários à cravação das estacas, o Cantitravel é uma superestrutura metálica em aço. Amplamente utilizado para a construção de pontes e cais lineares, o sistema elimina a necessidade de suportes marítimos e/ou flutuantes em áreas com grandes amplitudes de maré e fortes correntezas, onde a utilização eficaz desses equipamentos seria dificultada.

“Esta é a primeira vez que utilizamos o Cantitravel em nossas construções. O Berço 98 é um marco para a infraestrutura portuária do Maranhão. Juntamente com os nossos parceiros, estamos empenhados em trazer mais tecnologia e estabelecer a estrutura como uma extensão de desenvolvimento do maior porto público do Arco Norte”, explicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Março – 2025 – Porto do Itaqui apresenta plano de descarbonização em agenda internacional na Bélgica, Holanda e Espanha

Para posicionar o seu compromisso com as melhores práticas sustentáveis a nível global, o Porto do Itaqui participou de agendas internacionais importantes sobre transição energética e descarbonização. A missão foi realizada na Bélgica, Holanda e Espanha entre os dias 17 e 27 de fevereiro e reuniu especialistas e gestores brasileiros e estrangeiros do setor portuário.

Na Bélgica, os representantes do Itaqui foram ao Porto de Antuérpia e acompanharam apresentações sobre combustíveis multifuncionais, tecnologias emergentes para redução de emissões e projetos de transição climática. A ação faz parte do Programa Internacional em Transição Energética e Descarbonização de Portos, que também incluiu visitas a centros de inovação como o Blue Chem, especializado em química sustentável, e o The Beacon, que abriga startups focadas em digitalização e descarbonização.

Da Bélgica, o roteiro do Programa Internacional em Transição Energética seguiu para o porto de Roterdã – Holanda, o maior porto da Europa. Lá, o time do Itaqui apresentou o seu Plano de Descarbonização e detalhou ações de inovação voltadas à eficiência energética e modernização das operações. A apresentação ocorreu no painel de cases brasileiros, que reuniu portos estratégicos do país para compartilhar iniciativas e desafios na transição para uma economia de baixo carbono.

Abril – 2025 –  Intermodal South América 2025 e o Porto do Itaqui com destaques em modernização, descarbonização e eficiência logística

O Porto do Itaqui está presente na Intermodal 2025, o maior e mais completo evento de soluções logísticas das américas. Neste ano, o Itaqui apresenta os cases de modernização, descarbonização e eficiência logística, além de garantir uma experiência única com óculos de realidade virtual, que permite uma imersão completa no complexo portuário e na área primária do porto. A Intermodal acontece entre os dias 22 e 24 de abril, das 13h às 21h, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O estande do porto é o D040.

“É sempre uma alegria estar na Intermodal e apresentar as potencialidades do Porto do Itaqui para os mais diferentes profissionais do setor portuário. Nós, enquanto maior porto público do Arco Norte e o 4º maior do Brasil em movimentação de cargas, temos muito a mostrar não só da nossa eficiência logística, mas das nossas ações de Inovação, Descarbonização e Pesquisa” explicou a presidente em exercício do porto, Isa Mary Mendonça.

Eficiência logística

Em 2024, o Porto do Itaqui movimentou mais de 34 milhões de cargas. Esses recordes são possíveis graças a um conjunto de fatores como eficiência multimodal, localização estratégica e a infraestrutura portuária. Com sua conexão ferroviária única, o Itaqui é o principal porto do Corredor Centro-Norte do Brasil.   Ao todo, são 9 berços em operação com profundidade entre 12 e 19 metros. As principais cargas exportadas são soja, farelo de soja, milho, celulose. Na importação, é o diesel, gasolina, fertilizantes, clínquer (fabricação de cimento) e carvão. Já na cabotagem, ganham destaque os combustíveis para veículos e aviação e GNL (gás de cozinha).

Descarbonização

Na área ambiental, o Itaqui se evidencia por ser o primeiro porto público do Brasil a lançar um plano de descarbonização com 21 empresas da área portuária envolvidas. Ações como a adoção de caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), monitoramento ativo da qualidade do ar do Porto, ônibus com tecnologia Euro 6 (redução de gases poluentes), gestão ambiental responsável, além de investimento em pesquisas sobre mudanças climáticas e descarbonização deram ao Porto do Itaqui o selo Pró-Clima – Categoria Ouro e o segundo lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2024 da ANTAQ.

Inovação e modernização
Também é do Itaqui o título de porto público com mais iniciativas de transformação digital do país. De 2022 até agora, já são 33 soluções inovadoras entregues, apoio a 37 pesquisas com 15 cidades abrangidas e 300 pessoas envolvidas no estado do Maranhão. O porto investe ainda em capacitação de mão de obra local especializada por meio dos programas de Residência Portuária e Jovem Tech, que viabilizaram a formação de 125 jovens em programação e 20 profissionais em Inovação Portuária, respectivamente. Os resultados da Inovação do Itaqui geraram o reconhecimento de 10 premiações nacionais e regionais conquistadas nos últimos 3 anos.

Sobre a Intermodal
Como o evento de logística mais visitado na América do Sul e líder em apresentação de inovações, tecnologias, produtos e serviços para os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior, a Intermodal South America atrai os principais tomadores de decisão, líderes empresariais, formadores de tendências, gestores de políticas públicas, e compradores em um único ambiente.

Modernização, descarbonização e eficiência logística do Porto do Itaqui são destaques na intermodal.

Maio – 2025 – Porto do Itaqui reforça compromisso com a sustentabilidade no VIII Simpósio de Gestão Portuária

O Porto do Itaqui participa, mais uma vez, como patrocinador oficial do Simpósio de Gestão Portuária, evento que já se consolidou no calendário nacional como um dos principais fóruns de debate sobre o futuro dos portos brasileiros. Em sua oitava edição, o simpósio reúne profissionais, estudantes e pesquisadores do Maranhão e de diversos estados do país para discutir desafios e soluções para o setor portuário, trazendo como tema a “Descarbonização no Setor Portuário e Marítimo”.

Por reconhecer a relevância do evento para toda a comunidade portuária, o Porto do Itaqui apoia o Simpósio há sete edições. O tema deste ano está diretamente alinhado ao trabalho desenvolvido no porto, que se tornou o primeiro porto público do Brasil a implementar um plano de descarbonização.

Entre as ações de destaque voltadas à descarbonização estão: adoção de caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), o monitoramento contínuo da qualidade do ar, a utilização de ônibus com tecnologia Euro 6 (voltada à redução de emissões), uma gestão ambiental responsável, além de investimentos em pesquisas sobre mudanças climáticas e descarbonização. Esses esforços renderam ao Porto do Itaqui o selo Pró-Clima – Categoria Ouro e o segundo lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2024, concedido pela Antaq.

De acordo com o professor Sérgio Cutrim, coordenador do simpósio, o evento tem como principal missão aproximar o meio acadêmico do setor produtivo portuário. “A nossa missão no simpósio é unir a academia e o setor portuário produtivo para discutir e debater as temáticas mais importantes. E isso só é possível graças aos nossos apoiadores e financiadores, que tornam viável um evento deste porte e com essa infraestrutura”, destacou o professor.

A abertura do evento contou com a apresentação do plano de descarbonização do Porto do Itaqui, conduzida pela gerente de meio ambiente do porto, Luane Lemos. “Tivemos a honra de abrir o simpósio, apresentando o plano de descarbonização do Porto do Itaqui. Compartilhamos os desafios enfrentados, as metas estabelecidas e as nossas pretensões para descarbonizar o porto nos próximos 20 anos. Trata-se de um grande desafio, não apenas para nós, mas para toda a comunidade portuária. E temos a honra de conduzir esse processo entre os portos públicos brasileiros”, comunicou.

Junho – 2025 – Estratégico, Porto do Itaqui conecta regiões produtoras do Norte e Centro-Oeste do País

O Porto do Itaqui leva esse nome por estar localizado na região do bairro Itaqui, na capital maranhense. A palavra Itaqui vem do tupi-guarani, em que “Ita” significa pedra e “Qui” (ou “Ky”) refere-se a água ou rio. Daí a tradução: “rio das pedras”, uma referência à geografia local e à história indígena da região.

Como já mostramos em outras viagens pelo Brasil, os portos têm um papel fundamental na economia nacional. São eles que conectam o país ao mundo, garantindo o transporte de alimentos, vestuário, combustíveis, minérios e uma infinidade de outros produtos. Tudo isso movimenta o comércio, gera empregos e impulsiona o desenvolvimento das regiões portuárias. E, claro, no Itaqui não seria diferente.

“Hoje, o Porto do Itaqui é uma das principais portas de saída para exportações de grãos, combustíveis e minérios produzidos no Centro-Oeste e Norte do Brasil”, destacou Paulo Ricardo Martins Nunes, assessor do Porto do Itaqui. Ele explica que o terminal integra o chamado Arco Norte, um conjunto de portos estratégicos que inclui Santana (AP), Vila do Conde (PA), Itacoatiara (AM) e Santarém (PA). Essa rota logística tem ganhado protagonismo nos últimos anos por oferecer um caminho mais curto e competitivo para o escoamento da produção agropecuária com destino aos mercados da Europa, América do Norte e Ásia.

Além disso, Itaqui faz parte do Corredor Centro-Norte, importante rota de exportação que conecta estados como Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí ao comércio internacional.

Infraestrutura

O Porto do Itaqui conta hoje com nove berços de atracação, com profundidades que variam de 12 a 19 metros, capazes de receber navios de grande porte. Em 2024, foi iniciada a construção de mais um berço, que deverá ampliar a capacidade de exportação em mais de 8 milhões de toneladas por ano.

Segundo Paulo Ricardo, a nova estrutura representa um passo importante para atender à crescente demanda por exportação e importação de cargas, principalmente de grãos como a soja. “O Itaqui conta com dois sistemas de embarque de grãos de alta capacidade, com ligação rodoferroviária e expedição marítima por meio de três berços especializados. Isso reforça o papel do porto como um dos principais corredores de exportação de grãos do país”.

Operações

Dois grandes terminais se destacam na operação de grãos, como o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e o Terminal Portuário São Luís (TPSL).

O Tegram oferece armazenagem para 500 mil toneladas e forte capacidade de expedição marítima. Em 10 anos de atuação, já movimentou impressionantes 84,3 milhões de toneladas de grãos. Já o TPSL conta com cinco silos, dois armazéns e capacidade estática de 255 mil toneladas, com uma moderna estrutura de descarga ferroviária de grãos no berço 105 do Itaqui.

Julho – 2025 – Porto do Itaqui leva realidade virtual à maior feira agropecuária do Norte/Nordeste

O Porto do Itaqui participa da Expoimp 2025 com uma proposta inovadora que destaca seu compromisso com a modernização da logística e a transformação digital do setor portuário. A grande novidade deste ano é o lançamento oficial da inteligência artificial Mariá, uma ferramenta desenvolvida para ampliar o acesso a informações sobre pesquisa, inovação e operações do Porto do Itaqui.

A Expoimp — maior feira agropecuária do Norte e Nordeste — acontece de 5 a 13 de julho, em Imperatriz (MA), e reúne os principais nomes do agronegócio nacional. A presença do Porto do Itaqui reforça o elo estratégico entre o campo e o porto, demonstrando como a tecnologia pode impulsionar ainda mais o escoamento da produção maranhense para os mercados globais.”A Mariá é mais do que uma inovação tecnológica: é um símbolo da nova fase do Porto do Itaqui, cada vez mais conectado, transparente e preparado para os desafios do futuro”, afirma Isa Mary, presidente interina do Porto.

“Estamos levando para a Expoimp um conteúdo rico, interativo e acessível a todos os públicos, reforçando nosso papel como parceiro do setor produtivo. ” No estande do Porto do Itaqui, os visitantes terão a oportunidade de interagir com a Mariá, acessando dados estratégicos, curiosidades sobre as operações,

inovações implementadas no porto e os impactos positivos da atividade portuária na cadeia do agronegócio. A ferramenta também ajuda a traduzir conceitos técnicos de forma simples e objetiva, facilitando o entendimento sobre a importância da infraestrutura logística para o desenvolvimento do Maranhão.

Além disso, a programação inclui o Programa de Visitas Itinerante, que proporciona uma imersão nas operações do porto por meio de óculos de realidade virtual 360 graus, possibilitando uma experiência sensorial e interativa. O espaço contará ainda com brindes personalizados, palestras temáticas com especialistas e reuniões institucionais e estratégicas com produtores, autoridades e empresas do setor.

Com essa participação tecnológica e interativa, o Porto do Itaqui se consolida como referência em inovação, sustentabilidade e eficiência logística, alinhado aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo e conectado.

Agosto – 2025 – Porto do Itaqui firma-se como principal via de exportação do agro no Maranhão

A cada ano, o Porto do Itaqui consolida-se como o principal elo entre o agronegócio do Maranhão e o mercado internacional. Com uma infraestrutura moderna e estratégica, o Itaqui é hoje a principal via de escoamento da produção agrícola do sul do estado, além de atender regiões vizinhas como Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Bahia e Pará.

A escolha do Itaqui como rota preferencial para exportação não é por acaso. O porto conta com uma conexão ferroviária eficiente composta pelos ramais da Ferrovia Norte Sul, Estrada de Ferro Carajás e Transnordestina que, associados a berços especializados e profundos, reduzem o custo da tonelada movimentada.

Os ganhos dessa intermodalidade oferecem uma alternativa logística mais econômica, permitindo que os produtores maranhenses e de estados vizinhos comercializem seus produtos a preços mais competitivos no mercado global. Essa vantagem é fundamental para o crescimento da produção agrícola na região, especialmente de grãos como soja e milho.

“Nós contamos com uma infraestrutura favorável para o escoamento da produção agrícola. Dessa forma, com o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e com o Terminal Portuário São Luís (TPSL), da VLI, o porto se consolidou como um dos principais corredores de exportação de grãos do Brasil”, destacou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Resposta à demanda global

O aumento da movimentação de grãos no Porto do Itaqui acompanha o crescimento da produção agrícola brasileira e a alta demanda internacional por commodities agropecuárias. Em 2024, o porto movimentou 13,94 milhões de toneladas de soja, um salto de 1 milhão de toneladas em relação ao ano anterior.

Em 2025, só nos seis primeiros meses do ano, o porto maranhense já movimentou 8,8 milhões de toneladas, 10% acima do mesmo período do ano anterior e 5% acima do planejado.

Tegram

A transformação logística do Itaqui ganhou força com a implantação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que marcou uma nova era para o escoamento da produção do Centro-Oeste. Rapidamente, o Tegram se mostrou viável e eficiente, atraindo grandes volumes de carga e impulsionando a economia regional.

Ao longo de 10 anos de atuação, o Terminal movimentou mais de 84 milhões de toneladas de grãos. Esse volume é possível graças à estrutura de recepção multimodal, capacidade de armazenagem de 500 mil toneladas e expedição marítima de alta performance.

Setembro – 2025 – Fecoimp 2025 contará com Armazém do Empreendedor e exposição em 3D sobre o Porto do Itaqui

Com o tema “O Negócio é Gente”, será aberta de 17 a 20 de setembro a 23ª edição da Feira do Comércio, Indústria e Serviços de Imperatriz (Fecoimp), maior evento multissetorial de negócios do Norte e Nordeste. Sediado no Centro de Convenções de Imperatriz, a Fecoimp anualmente reúne empresas, empreendedores e profissionais para fomentar laços comerciais, redes de contatos e o desenvolvimento econômico da região.

Para a edição 2025, a feira deve atrair mais de 35 mil visitantes ao longo de quatro dias, entre empresários, investidores, profissionais de diversos setores e o público em geral em um ambiente de conhecimento, inovação e oportunidades. A programação da feira inclui palestras, rodadas de negócios, encontros multissetoriais e atrações culturais, mas o evento também contará com diversas ações e serviços ofertados por secretarias e órgãos públicos vinculados ao Governo do Maranhão.

Uma ação que novamente marcará presença na Fecoimp será o Armazém do Empreendedor, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc). O espaço aglutinará mais de 40 micro e pequenos empreendimentos que têm em seus portfólios produtos e serviços genuinamente maranhenses. Fora a grande variedade de produtos e serviços, o Armazém do Empreendedor do Maranhão na Fecoimp 2025 também contará com uma Vila Food.

Equipes da Seinc também orientarão o público da Fecoimp quanto aos programas estaduais geridos pela Secretaria, com destaque para o Juro Zero, que passou por ampliação na oferta de crédito, saindo de R$ 10 mil para R$ 22 mil. “A Fecoimp é uma grande oportunidade de conectar pessoas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Para nós, participar deste grande evento significa potencializar negócios, estabelecer e fortalecer parcerias, sobretudo para que empreendedores possam adentrar novos mercados”, avalia o titular da Seinc, secretário Júnior Marreca.

Porto do Itaqui: exposição imersiva em 3D

O Poder Executivo Estadual também estará representado na feira com uma exposição do Porto do Itaqui, gerido pela Empresa Maranhense de Administração (Emap). Na feira, o porto apresentará seus principais projetos nas áreas de logística e inovação. Um dos destaques do estande é a experiência imersiva em 3D, que permitirá aos visitantes acompanhar de forma interativa as operações portuárias, o trânsito de cargas e as rotas marítimas que conectam o Porto do Itaqui ao mundo.

Além da exposição tecnológica, o Itaqui apresentará seus resultados mais recentes, que o posicionam entre os mais relevantes do país em movimentação de cargas e eficiência operacional. Em julho de 2025, o Porto do Itaqui registrou a maior movimentação mensal de sua história: 3,76 milhões de toneladas. No acumulado de janeiro a julho, o Itaqui já soma mais de 21 milhões de toneladas movimentadas.

“O sul do Maranhão é relevante para o estado, especialmente pela força do agronegócio. Dentro desse cenário, o Porto do Itaqui desempenha um papel estratégico ao garantir que a produção agrícola e pecuária chegue aos mercados nacionais e internacionais. Estar na Fecoimp fortalece nossa conexão com esses setores produtivos”, pontua a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Outubro – 2025 – Mulher no comando: Oquerlina Costa assume a presidência do Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui, um dos principais hubs logísticos do Brasil, inicia um novo capítulo em sua história com uma liderança pioneira. Após indicação do governador do Maranhão, Carlos Brandão, o Conselho de Administração- Consad deliberou pela aprovação e procedeu à investidura de Oquerlina Costa na presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pela gestão do Porto do Itaqui. Oquerlina Costa foi recebida pela diretoria da Emap na sede da empresa, tornando-se a primeira mulher efetivada no mais alto posto de gestão do Porto do Itaqui.

Liderança feminina e experiência no setor público

A nomeação de Oquerlina Costa reforça o protagonismo feminino na alta gestão portuária. Ela sucede a diretora de Administração e Finanças, Isa Mary Pinheiro Mendonça, que exerceu a presidência interinamente nos últimos meses, tornando-se agora a primeira mulher efetivada no cargo máximo da Emap.

A nova presidente traz uma sólida trajetória na gestão pública, com passagem marcante como secretária-adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

Ao longo da carreira, também teve atuação em projetos ambientais relacionados ao setor logístico, ampliando sua experiência em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Nomeação feminina rompe barreiras no setor portuário nacional

A ascensão de Oquerlina à presidência do Itaqui ganha ainda mais relevância quando observada no contexto nacional. De acordo com a 2ª Pesquisa sobre Equidade de Gênero no Setor Aquaviário, divulgada em fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pela Wista Brazil, as mulheres representam apenas 17,8% da força de trabalho nos portos brasileiros — um avanço discreto de 0,5 ponto percentual em relação a 2022.Nos cargos de direção, a presença feminina é de apenas 15%, e em funções operacionais, chega a 10%, o que evidencia que ainda há espaço para avançar na equidade de gênero no setor. Nesse cenário, a nomeação da nova presidente do Porto, Oquerlina Costa, reafirma o compromisso do Porto do Itaqui com a diversidade, a inclusão e o fortalecimento da liderança feminina na gestão de ativos estratégicos. “Assumo a presidência do Porto do Itaqui com o compromisso de fortalecer a eficiência operacional, a sustentabilidade e a inovação, garantindo que o Porto do Itaqui siga contribuindo de forma estratégica para o desenvolvimento do Maranhão e do país.”, pontuou a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa.

Destaque e recordes do Gigante do Arco-Norte

O porto público maranhense é um ativo estratégico para o estado e para o país. Integrante do maior complexo portuário da América Latina, o Itaqui é reconhecido como o principal porto do Arco-Norte, desempenhando papel essencial no escoamento de grãos e minérios. Sua localização privilegiada garante uma logística mais rápida e econômica para os mercados norte-americanos e europeus, superando as distâncias de portos do Sul e Sudeste.Essa força operacional tem se refletido em recordes históricos: agosto de 2025 registrou a maior movimentação mensal de todos os tempos, com 3,85 milhões de toneladas – um crescimento de 7% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o Itaqui movimentou 24,9 milhões de toneladas, um aumento de 8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Sob a liderança da presidente Oquerlina Costa, o Porto do Itaqui reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a valorização da diversidade na gestão pública.

Novembro – 2025 – COP 30: Porto do Itaqui se posiciona como referência em transição energética no Arco Norte

A presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, participou nesta quinta-feira (13) de um painel na COP 30, ao lado da Investe Maranhão e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). Durante o encontro, ela apresentou as ações e estratégias que posicionam o Maranhão rumo a um futuro sustentável.

Entre os destaques, Oquerlina abordou o Plano de Descarbonização do Itaqui, iniciativa desenvolvida nos últimos anos que coloca o estado na rota da transição energética e reforça o compromisso com a redução das emissões e a inovação ambiental.

Logo no início da apresentação, Oquerlina agradeceu à Investe Maranhão pela oportunidade e ressaltou a importância do Porto do Itaqui como um dos principais ativos econômicos do estado, estrategicamente posicionado e com grande potencial de expansão. Segundo ela, o desenvolvimento econômico do Maranhão só é possível se estiver conectado à preservação ambiental e à adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia logística.

Durante o painel, a presidente enfatizou que um dos maiores desafios é promover mudanças de hábitos e processos dentro das operações portuárias, envolvendo colaboradores, arrendatários, acionistas e parceiros. “Quando caminhamos juntos, o desafio deixa de ser um obstáculo e se torna uma evolução coletiva”, discursou a presidente.

Dezembro – 2025 – Importações de fertilizantes atingem melhor desempenho da história do Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui encerra 2025 como o melhor ano da sua história na movimentação de fertilizantes. Até novembro, foram importadas 4,22 milhões de toneladas, superando em 15% a meta anual e registrando um crescimento de 18% em relação a 2024. A posição estratégica do Itaqui, assim como a gestão eficiente e focada em resultados, firma o porto como um dos principais hubs de abastecimento de insumos para o agronegócio brasileiro.

Somente em novembro, o Itaqui movimentou 578,1 mil toneladas de fertilizantes, o maior volume mensal já registrado, superando em 20% o planejado para o período e em 26% o resultado do mesmo mês do ano anterior. Esse desempenho foi decisivo para estabelecer o avanço histórico do segmento.

“Mais um resultado construído com planejamento, investimentos em infraestrutura e integração com a cadeia produtiva. Seguiremos trabalhando para manter o Porto do Itaqui como referência nacional em movimentação de cargas e suporte ao desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, destacou a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa.

Diversificação de origens 

A partir de uma diversificação da cadeia de suprimentos, os fertilizantes chegaram ao Itaqui de diferentes países. Entre os principais fornecedores estão:

– Rússia: 890,6 mil toneladas
– China: 609,1 mil toneladas
– Egito: 558,9 mil toneladas
– Canadá: 367,1 mil toneladas
– Estados Unidos: 220,9 mil toneladas

Além desses, também contribuíram países como Marrocos, Omã, Espanha, Israel e Vietnã.

Impacto para o agronegócio 

O crescimento na movimentação de fertilizantes acompanha a expansão da produção agrícola nacional e reforça a importância logística do Arco Norte. Com infraestrutura moderna e localização privilegiada, o Porto do Itaqui garante agilidade no abastecimento de insumos para estados produtores, fato que fortalece a competitividade do Brasil no mercado global.

 

Parabéns ao Porto do Itaqui, que 2026, seja ainda melhor.

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