Conheça como surgiu o Porto do Itaqui
Em 1939, o Departamento Nacional dos Portos e Vias Navegáveis realizou um estudo na área e a apontou como um potencial para a construção de um grande porto. Com base nessas conclusões, em 1966, as obras do porto foram definitivamente iniciadas pela empresa brasileira Serveng-Civilsan, com um cais de extensão inicial de 367 metros, concluído em 1972, com a construção de mais dois trechos de 270 metros e outro de 80 metros.
Em 28 de dezembro de 1973, foi então criada Companhia Docas do Maranhão – Codomar, para administrarem-se as novas instalações, isto é, um cais com 637m de extensão, entregue ao tráfego em 4 de julho de 1974 (Data de início das operações no Porto do Itaqui).
Em 1976, foram construídos os berços 101 e 103, em 1994 os berços 104 e 105 e, em 1999, o berço 107 e o berço 106 que permitiu a operação com navios de até 200 000 toneladas de dwt.
Finalmente, através do Convênio de Delegação entre a União e o Estado do Maranhão, com a interveniência da Companhia Docas do Maranhão – Codomar, de 30 de novembro de 2000, foi criada a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP.
Gilberto Lins Neto – Atual Presidente da EMAP
Conheça a retrospectiva 2023 da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, dirigida atualmente pelo advogado Gilberto Lins, um ano histórico e de muitas conquistas, para vida dos maranhenses e motivo de orgulho para os trabalhadores portuários, maranhenses e também de grande relevância para economia do estado do Maranhão.
Março 2023
A posse de Gilberto Lins
O governador reeleito Carlos Brandão nomeou, em solenidade de posse realizada na noite do sábado (4), em Imperatriz, o advogado Gilberto Lins Neto para dirigir a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). A empresa atua, desde 2001, como Autoridade Portuária do porto público maranhense.
“À frente da EMAP, vamos buscar mais desenvolvimento para nosso Estado, atração de investimentos e ampliação da relação Porto-Cidade, sempre com responsabilidade ambiental. Potencializando, cada vez mais o porto público maranhense, que integra o maior complexo portuário em movimentação de carga do país”, afirmou Gilberto Lins.
Advogado, o novo gestor da EMAP foi presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) de agosto de 2022 até o anúncio do governador Brandão na primeira semana de março. Antes de assumir o comando da MOB, atuou como assessor especial na mesma agência.
Gilberto Lins Neto deixa a MOB com excelentes resultados na gestão: estabilização do serviço de transporte aquaviário intermunicipal (ferryboat), aumento de frotas do Sistema de Transporte Coletivo Semiurbano, implantação de um novo sistema de bilhetagem e ações de gratuidade no transporte intermunicipal nas eleições e no carnaval.
Inauguração da base de pronta resposta do Corpo de Bombeiros no Terminal da Ponta da Espera
Foi inaugurado a Base de Pronta Resposta EMAP – Porto do Itaqui, construída pela Empresa Maranhense de Administração Portuária na área do Terminal de Ferryboat da Ponta da Espera, além da viatura de combate a incêndio VTR AHQ, moderno equipamento projetado especialmente para atuar em portos e aeroportos. A solenidade, que foi realizada no terminal, contou ainda com a presença do presidente da EMAP, Gilberto Lins e equipe, assim como outras autoridades do Governo do Maranhão.
Além disso, a Emap também participou do Meetup Inovação de RH e obteve certificação na qualidade;
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, recebeu recomendação para recertificação na ISO 9001, norma internacional que atesta a excelência do sistema de gestão da Qualidade de uma empresa, sem anotação de nenhuma não conformidade no relatório de auditoria. O anúncio foi feito nesta sexta (31), no auditório da EMAP, com a presença dos diretores de Operações, Jailson Luz; e de Administração e Finanças, Artur Léda Costa; a equipe da Gerência de Qualidade e colaboradores de diversas áreas da empresa.
Além da ISO 9001, a EMAP também é certificada nas ISOs 45001, 14001 e 27001, que conferem, respectivamente, grau de excelência aos sistemas de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança da Informação. Esse reconhecimento faz do Itaqui o único porto público do Brasil com quatro certificação ISO.
Abril 2023
Programa Itaqui Mais Limpo
A Emap, em parceria com a ACIB (Associação Comunitária Itaqui Bacanga), realizaram a inauguração de um grande projeto social na Região Itaqui Bacanga, a revitalização do canteiro central, próximo à Praça do Bacanga, no bairro Vila Bacanga, em São Luís. As obras realizadas foram fruto de uma parceria entre ACIB, Vale, EMAP, Prefeitura de São Luís e DNIT. O local, que antes era utilizado como espaço de descarte irregular de resíduos, foi revitalizado, recebeu limpeza das canaletas, plantio de mudas e implantação de gramado.
A obra faz parte do projeto Itaqui-Bacanga + Limpo, realizado pela ACIB, que tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos ao longo da Av. dos Portugueses, além de trabalhar com a sensibilização da comunidade por meio de campanhas, palestras e oficinas para a destinação correta dos resíduos.
Ainda durante a manhã dessa segunda, a equipe e parceiros do projeto realizaram a distribuição de mudas de árvores e panfletos no sinal de trânsito da Vila Bacanga. O grupo Teoria das Artes participou da ação com apresentações temáticas sobre o meio ambiente.
Programa Itaqui Mais Limpo
Colaboradores do Posto de Saúde do Cujupe, recebem treinamento para combate a emergências.
Profissionais do Posto de Saúde do Cujupe, unidade administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), participaram de um treinamento abordando atendimento a situações limítrofes. O objetivo foi preparar os colaboradores para lidar com situações de emergência e manter o ambiente de trabalho seguro.
Ministrado pela equipe de Coordenação de Resposta à Emergências da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a capacitação abordou procedimentos em casos de afogamento, atendimento a vítimas de acidentes automobilísticos com retirada de capacete de motociclistas, cenário de múltiplas vítimas e o uso adequado de extintores de incêndio.
A gestão do Porto do Itaqui, também se preocupa com o bem estar de quem faz acontecer: todos seus colaboradores, estagiários e terceirizados. Pensando nisso, a Emap anunciou o programa de saúde mental com o objetivo de manter toda sua equipe com uma qualidade de vida em alta.
Entrega da Lancha
O Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), entregou uma nova lancha tática, modelo DSG 680, à Polícia Militar. O investimento tem o objetivo de fortalecer a segurança portuária e auxiliar as atividades de policiamento fluvial/marítimo no combate ao contrabando de mercadorias, armas de fogo, entorpecentes e outros ilícitos penais nos portos e terminais portuários do litoral maranhense.
A embarcação, que está sendo utilizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Maranhão, também está disponível para auxiliar demandas de outros órgãos, como a Polícia Federal e a Receita Federal, visando interconectar diferentes entidades que atuam no Porto do Itaqui. Essa iniciativa visa promover maior segurança nas fiscalizações da área de fundeio, alfândega e demais setores do porto, proporcionando tranquilidade para investidores e empresários do setor cargueiro.
Junho 2023
Semana do Meio Ambiente
De 5 a 7 de junho de 2023, o Porto do Itaqui realizou a Semana do Meio Ambiente 2023, apresentando o tema “Sustentável Mundo Novo”. Com programação voltada para proporcionar trocas entre trabalhadores portuários, startups ambientais, pesquisadores, professores e estudantes, o evento organizado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), por meio da Gerência de Meio Ambiente, busca apresentar oportunidades e iniciativas de inovação voltadas para a promoção de um setor portuário cada vez mais sustentável.
Emap, Governo do Maranhão e Ministro dos Portos, celebraram as primeiras 100 mil toneladas, transportadas via Corredor Arco Norte.
O Governo do Maranhão, Emap e Ministro dos Portos participaram da solenidade que comemorou o marco das primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes transportadas no novo corredor ferroviário do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, à Palmeirante, no Tocantins.
A EMAP- Empresa Maranhense de Administração Portuária em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Maranhão, a primeira edição do São João do Porto – O Arraial da Cidade Portuária.
Julho 2023
Porto do Itaqui realiza primeira operação ship to ship para combustíveis
A operação Ship to Ship (ou STS), manobra que permite a transferência de carga entre navios sem a necessidade de atracação em dois berços, se consolida no Porto do Itaqui.
O navio Portinari, que havia atracado no berço 106 e transferiu um total de 65 mil metros cúbicos de diesel para os navios Rômulo Almeida e Joropo, que atracaram a contrabordo do Portinari.
Finalizada com sucesso, a realização de mais essa STS representou um marco importante para o Porto do Itaqui, que se posiciona como um dos principais hubs de combustíveis do país. A operação foi realizada pela Transpetro, subsidiária integral da Petrobras, uma das operadoras do Porto.
Gilberto Lins e Carlos Brandão recebem Governador do Piauí Rafael Fonteles
Gilberto Lins Presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária e o Governador do Maranhão Carlos Brandão, receberam o Governador do Piauí Rafael Fonteles, e apresentaram as potencialidades do porto do Itaqui que segue sendo uma referência para o Brasil e o mundo e terá sua experiência replicada na implantação do Porto de Luís Correia, no Piauí. Um empreendimento que representa mais desenvolvimento para o Nordeste e todo o país.
Com mais de 50 anos de expertise em importações, exportações e constantes investimentos do Governo do Maranhão, o Porto do Itaqui é um dos portos públicos mais competitivos do mercado internacional, por causa das suas condições naturais favoráveis à atração de navios de grande porte, sua proximidade com os principais mercados e a infraestrutura moderna. Nesta quinta-feira (20), o governador Carlos Brandão recebeu o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que veio conhecer Complexo Portuário do Maranhão.
Agosto 2023
Porto do Itaqui tem a segunda melhor gestão portuária do Brasil
O Porto do Itaqui foi reconhecido como a segunda melhor gestão portuária do país durante o prêmio Portos +Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), que avalia e reconhece o desempenho dos melhores portos públicos brasileiros. O governador Carlos Brandão participou da solenidade realizada em Brasília na noite de quarta-feira (9).
Na edição de 2023 da premiação, o porto público do Maranhão conquistou a segunda colocação entre os portos brasileiros, de acordo com o Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias – IGAP, categoria principal da premiação concedida pelo MPOR.
Começam os recordes e números grandiosos pelo Porto do Itaqui
O Porto do Itaqui consolida mais um feito importante. Entre janeiro e julho deste ano, o porto público do Maranhão movimentou mais de 20,39 milhões de toneladas, número 8% maior do que o alcançado no mesmo período do ano anterior, e ultrapassando as projeções em 3%. E o mais importante: durante o mês de julho, a movimentação total de cargas chegou a 3,4 milhões de toneladas, marcando a melhor performance da história do porto para esse mês e representando um aumento de 12% em relação a 2022.
Setembro 2023
Porto do Itaqui recebe navio com maior carga de combustível do Norte Nordeste
O petroleiro brasileiro Zumbi dos Palmares atracou no Porto do Itaqui , representando um marco histórico para a região Norte-Nordeste do país. Este imponente navio transporta a maior quantidade de combustível já recebida por esta região, com uma capacidade de 135.000 toneladas de diesel S10.
Porto do Itaqui participa do lançamento do programa Jovem Tech
Foi lançado o Programa Jovem Tech, voltado para a capacitação de jovens programadores no salão de atos do Palácio dos Leões, sede do executivo maranhense, no Centro Histórico de São Luís. Uma parceria do Grupo Mateus, com o Governo do Maranhão, através do Porto do Itaqui, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
O curso será semestral, atendendo a 60 residentes do estado que tenham finalizado o ensino médio entre 2019 e 2023, na rede pública de ensino, para inserção no mercado de trabalho de tecnologia. A partir do programa, o Maranhão contará com 240 novos programadores em dois anos.
Novembro 2023
Porto do Itaqui consolida o melhor mês na movimentação de cargas da história
O Porto do Itaqui registrou, em outubro, o melhor mês de movimentação de cargas de sua história, com um total de 3,658 milhões de toneladas. O resultado representa um aumento de 16% em relação ao mesmo mês de 2022 e 19% superior ao planejado para este período em 2023.
Os principais destaques do mês foram a movimentação de celulose (30% acima do planejado), soja (61% acima do planejado) e milho (18% acima do planejado). Neste mês, foi realizada também a maior movimentação mensal de granéis sólidos totais, com 2,832 milhões de toneladas. De janeiro a outubro, foram movimentadas mais de 31,2 milhões de toneladas, um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Incêndio da Vale – Helicóptero da Emap teve papel importante
Um trem de cargas da mineradora Vale pegou fogo, na altura do quilômetro 244, da Estrada de Ferro Carajás, em Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão. Segundo a empresa, o incêndio, que causou um enorme prejuízo material, não deixou feridos. Ao todo, 22 dos 42 vagões foram desacoplados para não serem atingidos, mas 18 ficaram destruídos. O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater as chamas no local.
Porto do Itaqui ganha mais um título nacional, após prêmios da ANTAQ
Dezembro 2023
Porto do Itaqui retoma exportação de alumínio após 10 anos
O Porto do Itaqui, no Maranhão, retoma a operação de exportação de alumínio, consolidando sua condição de importante hub logístico nacional. Anunciada há cerca de um mês.
A parceria entre o Itaqui, a G5 Logística, a Steinweg e a mineradora australiana South32, destaca a competitividade logística e o impacto positivo na cadeia produtiva do alumínio para toda a região. O investimento de R$ 3 bilhões em três anos, feito pelo Consórcio Alumar, resultando em 5.500 empregos, tem contribuído para essa conquista, evidenciando a importância econômica e estratégica do setor no estado.
Porto do Itaqui comemora milésimo navio em um ano
O Porto do Itaqui comemorou, nesta semana, a chegada do milésimo navio no ano de 2023, o que acontece pela primeira vez em sua história. O navio responsável por essa marca é o Genco Bourgogne.
O Genco Bourgobne, com bandeira das Ilhas Marshall, chegou carregado de 19.800 toneladas de fertilizante, evidenciando a eficácia logística do porto em um novo marco superado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
Gilberto Lins recebe embaixador do Irã / O ano de 2023 ficará na história do porto.
O Porto do Itaqui recebeu, nesta quarta-feira (27), a visita do embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, e do empresário Seyed Amerian, potencial investidor iraniano. Os dois foram recebidos pelo presidente do porto, Gilberto Lins, e por uma equipe técnica do Porto.
O ano de 2023 ficará marcado como sendo o melhor ano da história do Porto do Itaqui. E para fechar a sequência de boas notícias, o Porto do Itaqui está fechando o ano registrando a maior movimentação de cargas anual de todos os tempos: mais de 36,3 milhões de toneladas movimentadas. Outubro foi o mês que mais movimentou cargas, apresentando um aumento de mais de 16% em relação ao resultado obtido no mesmo mês em 2022.