O prazo para inscrições no edital “Apoio à Pesquisa no Porto do Itaqui” foi prorrogado até o dia 16 de dezembro. Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, o edital, fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), busca apoiar projetos de pesquisa científica aplicada, tecnológica e de inovação nas áreas portuária, marítima e logística. O edital visa fortalecer o setor no Maranhão, alinhando os projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano Maranhão 2050, com ênfase em inovação e crescimento econômico sustentável. A chamada esta disponível no site da Fundação – www.fapema.br.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou que a prorrogação é uma oportunidade para mais pesquisadores conseguirem adequar seus projetos. “Sabemos da importância da pesquisa e da inovação para o crescimento do setor portuário e, por isso, é nosso compromisso apoiar a construção de um futuro mais integrado e eficiente para o nosso Estado e para o país. O edital concretizará propostas com aplicação nos setores portuário, marítimo e logístico da EMAP, e é o que almejamos, primordialmente, incentivar, apoiar e fomentar a pesquisa em nosso estado, gerando desenvolvimento social e econômico”, pontuou.
A chamada vai apoiar projetos de pesquisa aplicados aos setores portuário, marítimo e logístico e suas respectivas cadeias produtivas, gerando produtos e processos que fortaleçam a EMAP e contribuam para o desenvolvimento do estado. Podem submeter propostas pesquisadores de instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, bem como de instituições científicas, tecnológicas e de inovação, sejam elas públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado.
A presidente em exercício da EMAP, Isa Mary Mendonça, destacou a que prorrogação do prazo para inscrição é uma medida para garantir que mais pesquisadores, acadêmicos e inovadores de nossa região possam aproveitar essa oportunidade para desenvolver estudos e projetos, que contribuam diretamente para o aprimoramento das operações e sustentabilidade do Porto do Itaqui. “A EMAP, em conjunto com a FAPEMA, convergem para o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico, alinhando a expertise acadêmica com as necessidades do setor portuário, criando soluções que promovam o avanço da logística, da infraestrutura e da sustentabilidade”, exemplificou.
Por meio da chamada serão financiados projetos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, com prazo de execução de 24 meses, sendo que o proponente da proposta deve ter titulação de mestre ou doutor. Também serão concedidas bolsas de pesquisa e técnicas, com prazo de execução de até 12 meses para diversas modalidades. Os projetos devem contemplar a área portuária, a partir dos eixos Transporte Aquaviário, Meio Ambiente e Descarbonização, Desenvolvimento Tecnológico, Relação Porto-Cidade, Desenvolvimento Socioeconômico, Operações Portuárias e Engenharia.