O Ministério de Portos e Aeroportos premiou nesta terça-feira (7) os portos brasileiros que mais se destacaram em categorias como movimentação de cargas e gestão. Além disso, o Prêmio Portos + Brasil deste ano também reconheceu portos que avançaram na promoção da igualdade de gênero, destacando aqueles com maior participação de mulheres em seus quadros de colaboradores e em cargos de gestão executiva. O evento reuniu trabalhadores e representantes dos complexos espalhados por todo o país.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância do modal para garantir o sustento das famílias brasileiras e geração de emprego e renda. “Estou muito animado e apaixonado por esse setor. A gente tem muitas perspectivas de crescimento nos próximos três anos, principalmente na geração de emprego e renda e na movimentação da nossa economia. Sem dúvida alguma, o Brasil tende a ampliar ainda mais a sua capacidade portuária, impulsionando o mercado mundial”, afirmou.
O Portos + Brasil é uma política de estado para estimular os portos a se modernizarem. A escolha das categorias é feita para refletir uma política pública positiva, que se atualiza e se combina com as tendências do tempo atual. O prêmio também contribui para a criação de um banco de dados histórico do setor portuário do país.
Todos os anos, os portos brasileiros são qualificados em nove categorias. O prêmio é entregue aos três primeiros lugares de cada uma delas. O principal prêmio é o Ranking IGAP, resultado do somatório dos 15 indicadores que compõem o Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP). Este é um balizador da gestão portuária dos portos públicos brasileiros.
As categorias avaliadas são: crescimento da movimentação total dos portos públicos e das TUPs; crescimento da movimentação de granel sólido e granel líquido; crescimento da movimentação de contêineres e carga geral; categoria igualdade de gênero; ranking avanço Igap e ranking Igap.
As metodologias utilizadas para os cálculos serão disponibilizados no site do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) após a realização do evento.
Confira os associados ABEPH que foram premiados
- Igualdade de Gênero
- Companhia Docas do Pará (2º)
- Emap – Porto do Itaqui (3º)
- Crescimento da Movimentação Total de Portos Públicos
- Porto de São Francisco do Sul (1º)
- CDP – Porto de Santarém (2º)
- Portos do Paraná (3º)
- Crescimento da Movimentação de Granel Sólido
- Porto de São Francisco do Sul (1º)
- Maior Crescimento no IGAP
- Suape (2º)
- PortosRS (3º)
- Ranking IGAP
- Portos do Paraná e Porto de Suape (1º)
- Porto de Imbituba e Porto de São Francisco do Sul (2º)
- EMAP – Porto do Itaqui e Porto de Santos (3º)
- Troféu Itinerante IGAP
- Portos do Paraná
O presidente da EMAP, Gilberto Lins, comemorou o resultado: “O porto do Itaqui mais uma vez, ganhou aqui dois prêmios no nosso índice de gestão portuária e empatamos com o porto de Santos, também o troféu inédito lançado nessa edição, que é o troféu de igualdade de gêneros, e o porto Itaqui foi premiado, sendo reconhecido. Essa nossa joia do Maranhão que premia e reconhece o trabalho feminino, mulheres em cargo de gestão e hoje estamos aqui saindo com esses dois prêmios representando nosso Maranhão, representando nosso governador Carlos Brandão, esse é o porto do Itaqui, esse é o porto do desenvolvimento”. Completa Gilberto Lins.
Confira alguns registros;
Fotos: Marcos Caldas