O Porto do Itaqui, referência no transporte de grãos no Nordeste desde 2012, realizou um embarque inédito de sorgo, ampliando suas operações de exportação através do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). O carregamento de 10 mil toneladas está sendo transportado pelo navio Fantasea, da empresa Nova Acres, com destino à Espanha. Essa é a primeira vez que o terminal do Itaqui opera com esse tipo de grão, um marco que reforça seu potencial para diversificação e crescimento das exportações.
Cultivado nos estados do Maranhão e do Piauí, o sorgo adapta-se bem ao clima semiárido do Nordeste, necessitando de menor quantidade de água em relação a outras culturas, como a soja, e apresentando custos de produção mais baixos. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Maranhão, a exportação de sorgo representa uma alternativa econômica importante para a região, com perspectivas de expansão no mercado internacional.
A carga foi operada no berço 100, sob a gestão do operador portuário Terra e em parceria com a Nova Acres, responsável pela logística. O embarque, concluído na segunda-feira (4), além de incluir o sorgo, complementa as operações regulares do porto, que movimenta grandes volumes de soja, milho e farelo de soja para diversos destinos internacionais. A recente modernização das instalações do Itaqui tem facilitado o aumento da eficiência no carregamento e descarregamento de cargas, tornando o porto ainda mais competitivo.
Localizado na baía de São Marcos, a 11 quilômetros do centro de São Luís, o Porto do Itaqui se consolida como um dos principais canais de exportação do Nordeste através do Tegram. O gerente de operações do Porto do Itaqui, Adauto Serpa, comentou que o sucesso dessa operação inédita abre caminho para novas exportações regulares de sorgo.
Ampliação do Porto do Itaqui
“A expectativa é de que o Porto do Itaqui receba mais cargas de sorgo no futuro, fortalecendo sua posição como um polo exportador no Nordeste e impulsionando o desenvolvimento econômico do Maranhão e de estados vizinhos”, afirmou Serpa.
O Tegram atingiu em 2023 a marca de 15 milhões de toneladas de grãos exportados. Para acompanhar o crescimento da demanda, o Porto do Itaqui investe na construção de um novo berço de atracação e a ampliação da capacidade operacional em 8,5 milhões de toneladas, com um aporte de R$ 1,5 bilhão.