Milhares de pessoas prestigiaram a segunda noite de programação no Arraial da Assembleia, montado no estacionamento da Casa do Povo, no bairro Cohafuma. O espaço recebeu mais de dez grupos folclóricos, que se revezaram no tablado e contagiaram pessoas de todas as idades, entre crianças, jovens, adultos e idosos. A festa continua neste sábado (22) e domingo (23), a partir das 19h.
A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), marcou presença na segunda noite e ressaltou o diferencial do espaço junino. “Além da garantia de segurança e acessibilidade, o Arraial da Assembleia estimula a solidariedade, uma vez que o público pode doar alimentos a serem distribuídos a famílias vítimas de enchentes no Maranhão. No entanto, o principal objetivo é aproximar o povo do Poder Legislativo”.
Atrações
O Boi Encanto da Ilha abriu a programação, seguido do Cacuriá do John, Boi de Sonhos, Boi de Itapary e Boi Estrela da Cohab. Na sequência, se apresentaram a quadrilha “Juventude do Sertão”, a Dança Portuguesa ‘Realeza da Boa Nova’, a quadrilha ‘Rosas Junina’, o Boi Tremor da Campina, de São José de Ribamar, o Boi de Axixá e, fechando com chave de ouro a segunda noite, o Boi Encanto do São Cristóvão.
O Boi de Sonhos, do bairro São Cristóvão, com 130 brincantes e comandado por Cilene Santos, entre índias e vaqueiros, destacou-se por apresentar os cinco sotaques do bumba meu boi: matraca, orquestra, zabumba, costa da mão e baixada. O grupo, que tem como presidente Cilene Santos, foi fundado em 1995.
Os personagens da peça “Pão com Ovo”, Dijé (Adeílson Santos) e Clarisse (César Boaes), abrilhantaram o Arraial da Assembleia. “Um arraial maravilhoso. Eu e Clarisse não poderíamos faltar. Vamos para Teresina (PI) daqui a pouquinho, mas fizemos questão de prestigiar o arraial da Casa do Povo”, disse Dijé.
“O São João é a afirmação de nossa identidade e de nossas origens. É a nossa cultura em um ambiente familiar. A festa está muito organizada. Parabéns!”, disse Clarisse.
Diversão
O público aproveitou a festa do início ao fim. Fabrício Guimarães e a esposa Renata Froz, com o filho Lucas, elogiaram o parquinho montado para as crianças. “Foi uma ideia muito boa, pois oferece diversão à criançada de uma forma segura e tranquila”, acentuou.
Raimundo Nonato Lobato, despachante de navegação, morador de São José de Ribamar, acompanhava os netos Miguel e Tomaz. Ele também elogiou o parquinho infantil. “É uma opção muito inteligente e garante um momento de diversão gratuito e seguro para a criançada”, disse.
Acessibilidade
Maryla Araújo, cadeirante e empresária, moradora do bairro Coroadinho, destacou o quesito ‘acessibilidade’. “É um arraial muito bom e que garante, concretamente, acesso a todos com conforto. Estive aqui ano passado e este ano está melhor ainda”, assinalou.
Mais Renda
Leiliane dos Santos Sousa, vendedora de pipoca e beneficiária do programa ‘Mais Renda’, agradeceu pela oportunidade. “As vendas estão muito boas. Essa é uma oportunidade única que temos de aumentar a renda familiar. Eu, por exemplo, apostei na pipoca, que todo mundo gosta. Sou grata ao Governo do Estado e à Assembleia pela oportunidade”, salientou.
Ademir Matos Rabelo, contador, morador do Vinhais, elogiou a organização do Arraial da Assembleia. “A pipoca está muito gostosa e fico feliz em saber que as vendas estão contribuindo para ajudar famílias carentes do nosso estado, por meio do programa ‘Mais Renda”.