Na manhã desta quinta (27), o Ministro do Esporte André Fufuca participou, junto do presidente Lula, da cerimônia de envio ao Congresso Nacional do projeto que vai criar a Universidade Federal do Esporte. Quem acompanha o ministro Fufuca, percebe que essa foi mais uma ação que engrandece o seu trabalho na pasta do Esporte, projetando-o ainda mais pelo favoritismo na corrida para o Senado em 2026.
Ontem foi anunciada a Lei de Incentivo ao Esporte como uma lei permanente no país. Já no início da semana, o ministro anunciou mais 260 municípios brasileiros contemplados com o projeto Arena Brasil; e destes, 17 são de diferentes regiões do Maranhão. A meta de Fufuca é que até o próximo ano, 1000 Arenas Brasil estejam em fase de execução.
E o desempenho do ministro tem sido, inclusive, reconhecido pelo próprio presidente da República, que ao final de sua fala fez uma reverência a André Fufuca. “Parabéns meu caro Fufuca, eu já percebi que você é o cara do esporte”, afirmou o presidente Lula.
Além da Universidade do Esporte e da Arena Brasil, Fufuca tem atuado intensamente em outros programas, a exemplo do TEA Ativo, Centros Esportivos Comunitários, construção de equipamentos como quadras poliesportivas e estádios e a ampliação do Bolsa Atleta Federal em todo país.
O QUE É A UNIVERSIDADE DO ESPORTE – A ideia é que a instituição seja um centro acadêmico e desportivo de ponta, tendo como principal objetivo formar profissionais do esporte e fomentar a atividade no Brasil, como contribuição para políticas públicas e inclusão social.
“Hoje o Brasil corrige um erro secular quando cria a universidade dos maiores embaixadores que o Brasil tem, que são os nossos atletas. Eu costumo dizer que não há embaixador melhor para levar o nome da nossa nação que o atleta. A dedicação que eles têm no dia a dia, eles precisavam sim que o governo federal os abraçassem”, destacou o Ministro.























