Na manhã desta segunda feira (1), o Terminal de passageiros do Cujupe, foi palco de uma celebração importante, os 2 anos de funcionamento da Policlínica do Cujupe, importante apoio na área da saúde, que atende vários municípios da baixada maranhense.
Inaugurada em abril de 2022, o posto de saúde tem como objetivo o fornecimento de vários serviços ambulatoriais, além de oferecer várias especialidades médicas para a população como: dermatologia, pediatria, ortopedia, endocrinologia, gastrenterologia, mastologia, ginecologia, urologia e cardiologia.
Funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h, a clínica também oferece uma gama de exames laboratoriais bem como exames de imagem com a inclusão de ultrassonografia, eletrocardiografia, ecodopplercardiograma, holter e mapa para diagnóstico.
Com uma equipe preparada, a policlínica conta com a ambulância USA (Unidade de Suporte Avançado), importante equipamento para atendimento de urgência e emergência. Com mais de 1.000 consultas médicas mensais e 250 atendimentos de urgência e emergência, a policlínica tem sido importante para as comunidades entorno do terminal, além de suporte para os munícipios vizinhos, entre eles: Alcântara, Bequimão, Peri Mirim, Pinheiro, São Bento, Guimarães, Cândido Mendes, Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Godofredo Viana e a grande capital São Luís.
Confira as falas:
“Era muito difícil para gente marcar uma consulta em São Luís, ou em outo lugar qualquer, mas aqui agora é muito mais fácil, bem fácil mesmo a gente marcar essas consultas aqui”. Disse a paciente Erotides Coelho.
“Mesmo que a gente pague carro de lá pra cá, mas a consulta é de graça, os exames são de graça, é muito importante na nossa vida“. Disse a paciente Sebastiana Sousa.
Vilmarene Costa, diretora da policlínica do Cujupe diz, ” A gente faz campanhas com políticas públicas, para trazer a população mais carente aqui, ele se desloca dos seus povoados e não medem esforços para chegarem até aqui, alguns vem de moto, vem de carro e bicicleta. Todos em busca do nosso atendimento”, completou a Diretora.
O representante da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), responsável pela administração dos terminais externos disse: “Mais um ano de parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, a EMAP fez mais de 3 mil procedimentos ao longo desse tempo de contrato. Nos orgulha muito conseguir fazer esse atendimento, sim, para a baixada e esperamos que isso seja cada vez melhor”, finaliza Celso Penalber, Diretor de Terminais Externos da EMAP.
Fotos: Marcos Caldas
Fonte: Lusmarina Tinoco