Para fortalecer iniciativas voltadas à inovação no setor portuário do estado, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), criou o Comitê de Inovação do Complexo Portuário do Maranhão. A primeira reunião do Comitê aconteceu nesta quarta-feira( 15), na sede da EMAP, e reuniu 11 representantes de empresas ligadas à área portuária.
Ao longo do encontro, as empresas compartilharam as experiências de trabalhos de inovação desenvolvidos em cada uma delas e realizaram o alinhamento inicial sobre como acontecerão as atividades do Comitê.
“Precisamos fortalecer as parcerias com empresas que atuam diretamente com inovação no Porto do Itaqui para criarmos tecnologias e ferramentas que possam melhorar a rotina do nosso complexo portuário. É por isso que essa aproximação é tão importante”, explicou o presidente da Porto do Itaqui, Gilberto Lins.
Ainda na reunião, o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da EMAP, Gabriel Mateucci Cassia, convidou as empresas presentes para fazerem parte da segunda edição do programa Jovem Tech, com o objetivo de fortalecer a conexão dos jovens participantes com o mercado de trabalho e com o próprio Porto, reforçando a relação porto-cidade, tão importante para a EMAP.
“A ideia da criação desse Comitê é conectar as empresas do Complexo Portuário a todas as iniciativas de inovação que são realizadas no estado do Maranhão. A partir dessa conexão, nós conseguimos gerar mais empregabilidade para as pessoas, desenvolvimento de projetos de pesquisa para contribuir com o desenvolvimento do nosso estado e do nosso Porto”, comunicou Gabriel Cassia.
Também estiveram presentes na reunião, Gabriel Montani (Santos Brasil), Rosália Andrade (COPI), Dayvid Guterres (TEGRAM), Mardomi Fernando (Suzano), Nicola Martins e Tércio Máximo (VLI), Aurélio Ribeiro (VALEN), Alexandre Santos (Ziranlog), Maycon Melo (Granel Química), Daniel Pereira (Sindomar) e Alexandre Baptista (ALUMAR). As empresas VALE, G5, Transpetro, Wilson Sons e Ultracargo também fazem parte do Comitê.