As Defesas Civis Estadual e Municipal promoverão, juntamente com a Alumar e com apoio de outros agentes públicos, o Simulado de Emergência 2024.
Especificamente voltado a este cenário, o treinamento deste ano contemplará somente funcionários(as) e contratados(as) do Consórcio, portanto, as comunidades vizinhas à planta não serão mobilizadas e, consequentemente, não haverá acionamento de sirenes.
O simulado cumpre mais uma etapa do Plano de Ação de Emergência (PAE), conectado ao Plano de Segurança de Barragens da Alumar, para atender a uma determinação da Lei 14.066/2020, cujo objetivo é aumentar ainda mais a segurança das pessoas.
Será simulada uma emergência de nível 2, que permite a evacuação assistida dos envolvidos no treinamento.
“A ação é uma forma de treinar, na prática e com caráter preventivo, os mecanismos e procedimentos que constam no PAE, garantindo assim a segurança de todos e todas. Dessa forma, reforçamos a cultura de segurança da Alumar, que inclui diversas ações, desde a instalação de tecnologias e controles de engenharia como ações de treinamento contínuas”, explica a Gerente Executiva de Saúde e Segurança da Alumar, Simone Frazão.
Os simulados têm como objetivo treinar funcionários(as), contratados(as) e população nos procedimentos de segurança, mas também é importante para exercitar o trabalho conjunto das diversas instituições participantes.
Além das Defesas Civis, participam da ação o Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Centro Tático Aéreo (CTA), que fará sobrevoo na área durante o exercício.
OUTRAS AÇÕES
A Alumar tem continuamente reforçado sua cultura de prevenção e segurança em colaboração com as comunidades vizinhas e agentes públicos e privados.
Em linha com os protocolos do PAE, foram realizados simulados de mesa preparatórios, realizados ao longo de 2024.
SOBRE A ALUMAR
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo.
Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão.
Cerca de 90% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001.
Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.