O Maranhão acaba de atingir um importante marco na política de inclusão: Mais de 10 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEAs) foram emitidas pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Viva Procon).
No Maranhão, a CIPTEA foi lançada em 26 de agosto de 2024 e tem como objetivo garantir o direito à prioridade no atendimento e facilitar o acesso das pessoas com TEA aos serviços públicos e privados. A carteira é emitida de forma 100% gratuita e digital, podendo ser solicitada presencialmente nas unidades do Viva Procon ou por meio do aplicativo.
Crescimento e alcance
Desde seu lançamento, a CIPTEA se consolidou como um dos serviços mais acessados do Viva Procon. Em janeiro de 2025, o Estado já havia alcançado 5 mil emissões. Agora, com mais de 10 mil documentos expedidos, o serviço demonstra sua relevância social e o compromisso do Governo do Maranhão com a inclusão.
Parceria estratégica com a ATI
A emissão digital da CIPTEA só é possível graças à parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), responsável por desenvolver e manter o sistema que permite o cadastramento seguro, ágil e com validação integrada de dados, respeitando a privacidade dos usuários.
Para a presidente do Viva Procon, Karen Barros, a marca de 10 mil carteiras emitidas representa mais do que um número, é o reflexo de uma política pública sensível e eficiente.
“Essa conquista mostra que estamos no caminho certo, promovendo cidadania e garantindo dignidade e inclusão às pessoas com TEA e suas famílias. Nosso compromisso é seguir ampliando esse acesso, com acolhimento, tecnologia e respeito”, afirmou Karen Barros.
Benefícios do documento
A CIPTEA garante prioridade de atendimento em repartições públicas e estabelecimentos privados; identificação oficial da pessoa com TEA facilitando o acesso a direitos; maior visibilidade e respeito às necessidades específicas do espectro autista.