O Brasil conheceu sua segunda derrota seguida sob o comando do técnico Fernando Diniz. Na noite desta quinta-feira (16), a equipe Canarinho não resistiu à pressão da Colômbia e perdeu de virada por 2 a 1 em Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Gabriel Martinelli abriu o placar na primeira etapa. Mas Luis Díaz, em noite de gala, levou seu pai às lágrimas nas arquibancadas ao anotar os dois gols que garantiram o triunfo dos donos da casa no Estádio Monumental.
Com o resultado, o Brasil cai para a quinta posição, estacionado com sete pontos. Além disso, perde duas seguidas pela primeira vez nas Eliminatórias. Já os colombianos pulam para o terceiro lugar, com nove pontos, atrás de Argentina e Uruguai. O triunfo, aliás, foi o primeiro sobre os brasileiros na história da competição.
Vantagem brasileira. Só no placar
A Seleção teve começo avassalador e abriu o placar logo aos três minutos com Gabriel Martinell. Mas o time não manteve a intensidade e viu a Colômbia, a partir dos 15, dominar as ações. Em especial com a grande qualidade de James Rodríguez e as investidas de Luis Díaz. O atacante colombiano levou perigo, dando trabalho ao goleiro Alisson. André também salvou boa chance dos donos da casa. O empate só não veio antes do intervalo porque os anfitriões falharam em finalizações. Aos 26, Vini Jr saiu machucado e deu lugar a João Pedro. Com os laterais deixando a desejar, o Brasil só voltou para a fazer alguma frente nos minutos finais.
Brasil desencaixado, e Luis Díaz decide
Os colombianos permaneceram em cima do Brasil na etapa final. Luis Díaz teve três boas chances antes de mudar o resultado da partida. A pressão surtiu efeito, e a Colômbia empatou aos 29 após cruzamento de Borba. As substituições de Fernando Diniz não funcionaram, e a Seleção sofreu um duro golpe. Quatro minutos depois, em cruzamento de James pela direita, Díaz completou na área e virou o placar. O Brasil, desorganizado em campo, não encontrou forças para reagir.
Emoção na arquibancada
Uma semana após ser liberado de sequestro, o pai de Luis Díaz esteve presente na arquibancada do Metropolitano de Barranquilla e não conteve a emoção ao ver os gols decisivos de seu filho. O camisa 7 colombiano, companheiro de Alisson no Liverpool recebeu um abraço do brasileiro após o apito final.
COLÔMBIA 2×1 BRASIL
5ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo 2026
Data e horário: 16/11/2023 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Metropolitano, em Barranquila (COL)
Colômbia: Vargas; Muñoz, Cuesta, Lucumí, Sánchez e Deiver Machado (Asprilla, intervalo); Castaño (Lerma, 37’/2ºT), Mateus Uribe (Sinisterra, intervalo), Carrascal (Richard Ríos, 28’/2ºT) e James Rodríguez; Luis Díaz e Borré (Córdoba, 21’/2ºT). Técnico: Néstor Lorenzo.
Brasil: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz, 35’/2ºT) e Renan Lodi (Pepê, 35’/2ºT); André e Bruno Guimarães; Raphinha (Endrick, 36’/2ºT), Rodrygo (Paulinho, 22’/2ºT), Vini Jr (João Pedro, 26’/1ºT) e Gabriel Martinelli. Técnico: Fernando Diniz
Gols: Gabriel Martinelli, 3’/1ºT (0-1); Luis Díaz, 29’/2ºT (1-1); Luis Díaz, 33’/2ºT (2-1).
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Martín Soppi (URU)
VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Sánchez (COL); Renan Lodi, Pepê (BRA)
O Imparcial