O Circuito Vem Pro Mar abriu a programação do Pré Carnaval do Maranhão na Avenida Litorânea nesse domingo (18). O evento promovido pelo Governo do Estado, reuniu cerca de 500 mil foliões no primeiro dia de festa, segundo a Polícia Militar do Maranhão.
A festa começou às 14h com apresentações da banda do Jeguefolia e do Blocão VDS.
Um dos momentos mais esperados foi o show do artista baiano Bell Marques. Também passaram pelo palco a Banda CDC e a banda Mix in Brazil. Mesmo debaixo de chuva, o cantor Léo Foguete encerrou o primeiro domingo de pré-Carnaval puxando uma multidão animada pela orla.
Presente no evento, o governador Carlos Brandão destacou a importância do carnaval maranhense e o resgate da tradição da festa. “Nós estamos fazendo um carnaval para ficar na história. Estamos fortalecendo o carnaval do Maranhão, com organização, segurança e valorização da nossa cultura”, afirmou.
Entre os foliões, a emoção bateu forte. O casal Larissa Gaspar e Davison Silva contou que a história dos dois têm ligação direta com o carnaval. “A gente se conheceu há muito tempo, mas começamos o nosso relacionamento em 2007, durante um show do Bell Marques. Desde então, ele faz parte da nossa história. Hoje, ver o Bell abrindo o carnaval do Maranhão, aqui na Litorânea, é uma emoção enorme. Estou ansiosa, arrepiada, só pensando nesse momento”, relatou Larissa.
Geração de renda durante a folia – Além da festa, o Pré-Carnaval também tem impacto direto na geração de renda.
Durante a programação, beneficiários dos programas estaduais Minha Renda e Mais Renda atuaram na comercialização de alimentos e produtos. “A expectativa para este carnaval é de muitas vendas. Quero vender todo o lanche que trouxe. Viemos com uma estrutura muito boa para atender os brincantes na praça de alimentação, e tem tudo para ser excelente”, afirmou Fernando Henrique, beneficiário do programa Minha Renda, antes da programação começar.
Para quem trabalha no circuito, a organização e a segurança também fazem diferença. O vendedor ambulante Gabriel Soares destacou o crescimento da festa e as oportunidades geradas. “O carnaval do Maranhão está gigantesco. Vim este ano para ganhar uma renda extra e tem muita gente conseguindo uma grana legal. Dá para todo mundo se divertir e trabalhar. A segurança está impecável, tem hospital de campanha aqui na frente”, avaliou.
Com foco na segurança e no bem-estar da população, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizou dois hospitais de campanha durante toda a programação do Pré-Carnaval e do Carnaval 2026.
As estruturas começaram a funcionar neste domingo, em pontos estratégicos da Avenida Litorânea: um nas proximidades da Avenida Vale do Rio Pimenta e outro na área dos camarotes.
Ao todo, 610 policiais militares atuarão nos circuitos da Região Metropolitana durante os finais de semana, com apoio de 48 viaturas, entre carros e motocicletas.























