Nesta quinta-feira (26), um grupo de pessoas com deficiência participará da visita guiada realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
A iniciativa faz parte das comemorações alusivas ao Setembro Verde, mês que celebra as lutas e conquistas das pessoas com deficiência. A visita ao Porto do Itaqui será realizada às 14h. Serão cerca de 30 participantes, um público diverso de pessoas com diferentes tipos de deficiência e suas famílias.
A atividade faz parte do projeto “Atitudes acessíveis” da Sedihpop juntamente com o programa “Somos para somar” do Comitê de Diversidade e Inclusão da Emap. O comitê, juntamente com o programa de visitas, tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência, oferecendo a oportunidade de vivenciar a rotina portuária e fortalecer laços com a comunidade local.
Através de parcerias com órgãos públicos, o programa busca não apenas educar, mas também abraçar a diversidade, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente do papel crucial que o Porto do Itaqui desempenha na economia brasileira e do Maranhão.
“O Setembro Verde é muito importante para as pessoas com deficiência porque dá visibilidade às pautas desse público e chama a sociedade à reflexão sobre a necessidade de promover a inclusão social e acessibilidade nos diversos espaços e para os diversos públicos que existem. Dessa forma, nós pensamos essa atividade para que as pessoas com deficiência tenham a oportunidade de ir conhecer o Porto do Itaqui, o trabalho realizado lá, as curiosidades, como os tipos de cargas. É um universo de possibilidades e novas descobertas”, explicou Beatriz Carvalho, secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sedihpop.
Essa será a segunda atividade realizada neste mês em parceria com a Emap. Na semana passada, foi realizada uma palestra com os servidores da empresa com o tema “Combate ao capacitismo como forma de inclusão”, incluindo orientações sobre primeiras abordagens e marcos regulatórios de garantias de direitos, com vistas à sensibilização para promoção da inclusão social de pessoas com deficiência na Emap.
Programa de visitas da Emap
O programa de visitas visa apresentar à sociedade a importância estratégica e as potencialidades do Porto do Itaqui. O objetivo é mostrar à população a estrutura instalada no porto, que se destaca como um dos principais canais de escoamento da produção agrícola do Brasil, além de atuar como um hub logístico de combustíveis para o Arco-Norte.
As inscrições para participar do programa podem ser realizadas através do site da Emap. Antes da visita, os participantes assistem a um vídeo explicativo sobre o Itaqui, que inclui uma apresentação breve das normas de segurança, fundamentais em um ambiente portuário. Durante a visita os participantes têm acesso à área primária, onde estão instalados os 9 berços que realizam as principais operações portuárias, bem como a faixa do cais e as empresas que atuam na região.