Acontece nesta quinta-feira (18), às 9h, a sabatina com as candidatas e candidatos eleitos pela advocacia para concorrer à vaga do Quinto Constitucional.
A sabatina será realizada pelo Conselho Seccional da OAB/MA e será aberta ao público e acontece no auditório da OAB/MA, com transmissão no YouTube.
Os seis advogados e seis advogados, escolhidos pela advocacia maranhense, na última terça-feira (16), serão sabatinados pelo Conselho Seccional da OAB/MA.
Cada advogada e advogado, escolhido pela advocacia, terá dez minutos para fazer a sua apresentação e, posteriormente, responder aos questionamentos dos Conselheiros Estaduais e da Comissão Eleitoral.
Após a sabatina, será formada uma lista sêxtupla com três advogados e três advogadas, sendo que dentro dos seis escolhidos é preciso ter um advogado da cota racial. Entre os eleitos, três estão na cota: a advogada Alessandra Belfort e Silva, e os advogados Diego Menezes Soares e Hugo Assis Passos, sendo que este último está com uma liminar, que assegura que seria pardo.
As duas listas tríplices serão encaminhada para o Tribunal de Justiça do Maranhão, onde os desembargadores vão definir uma lista tríplice, de maneira indistinta, que será encaminhada para a decisão final do governador Carlos Brandão, que escolherá o advogado ou a advogada que será o novo desembargador ou nova desembargadora do TJ maranhense.