A circulação do trem de passageiros que faz o trajeto entre Parauapebas, no sudeste do Pará, e São Luís, no Maranhão, foi suspensa após um protesto realizado por indígenas da etnia Parkatejê, que vivem na Terra Indígena Mãe Maria, também no sudeste do Pará.
A Vale, concessionária responsável pela Estrada de Ferro Carajás, informou que o serviço deve ser retomado no próximo sábado (27). A manifestação ocorreu na quarta-feira (24), quando os indígenas bloquearam um trecho da ferrovia no município de Bom Jesus do Tocantins.
Com faixas e cartazes, eles denunciaram os impactos ambientais e territoriais que, segundo eles, seriam provocados pela presença da ferrovia, como desmatamento e exploração indevida de áreas da região.
O bloqueio foi encerrado na manhã desta quinta-feira (25), mas, de acordo com a Vale, os trens de passageiros permanecerão suspensos nesta quinta e também na sexta-feira (26) por questões de segurança. Já os trens de carga, que transportam minérios e combustíveis, voltaram a circular normalmente.
A concessionária também comunicou que os passageiros que adquiriram bilhetes podem optar pela remarcação da viagem ou solicitar reembolso, que poderá ser feito em até 30 dias. As orientações estão disponíveis pelo telefone 0800 285 7000.