O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, esteve em Brasília, nesta terça-feira, 4, em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar sobre a malha ferroviária de acesso ao Porto do Itaqui, localizado em São Luís (MA).
Durante a reunião, o ministro Renan Filho destacou o apreço e amizade que tem pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, e designou a formação de um grupo de trabalho para tratar do tema da malha ferroviária.
A expectativa é de que esse grupo de trabalho possa discutir e propor soluções para melhorar o acesso ferroviário ao Porto do Itaqui, considerado um dos mais importantes do país, tanto em termos de exportação quanto de importação de mercadorias.
O Porto do Itaqui é um importante ponto logístico de escoamento da produção agrícola do Maranhão e de outras regiões do país, além de ser estratégico para o desenvolvimento econômico da região Nordeste.
Com a designação do grupo de trabalho, devem ser discutidas questões relacionadas à infraestrutura ferroviária, investimentos em tecnologia e aprimoramento do sistema de gestão do Porto do Itaqui, visando aumentar sua capacidade de movimentação de cargas e melhorar a eficiência do processo logístico.
A reunião entre o presidente da EMAP e o ministro dos Transportes foi considerada muito produtiva, e a expectativa é de que a formação do grupo de trabalho possa trazer avanços significativos para o setor portuário do estado do Maranhão e para o país, como um todo.
A EMAP também foi destaque, nesta quinta-feira (4), no evento “Maranhão de Negócios – O Futuro começa agora”, que reuniu representantes do poder público nas esferas estadual e municipal e a classe empresarial durante todo o dia, no hotel Blue Tree Towers São Luís, no bairro Calhau. O diretor de Administração e Finanças da Emap, Artur Costa, apresentou projetos em andamento e oportunidades para empresas locais na área portuária.
Promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), o evento foi realizado com o objetivo de proporcionar ao empresariado local conhecimento amplo dos investimentos previstos para o Maranhão nos próximos anos, bem como a identificação de segmentos econômicos com potencial de crescimento no estado. A ideia é, segundo a organização, promover a preparação de empreendedores locais para que possam aproveitar as oportunidades advindas desses investimentos, estimulando o crescimento e a competitividade das empresas locais e da própria economia estadual.
“Este é um evento muito importante, que reúne a classe empresarial do Maranhão juntamente com órgãos do poder público e é uma oportunidade para empresários conhecerem programas e ações da iniciativa pública voltados ao fomento de geração de emprego e desenvolvimento. Importante lembrar que o poder público oferece as bases, as condições para que a iniciativa privada possa desenvolver suas ações, mas quem gera mais empregos não é o setor público, portanto o empresariado”, defendeu Artur Costa.
Em sua apresentação, o diretor da Emap mostrou as potencialidades e resultados do Porto do Itaqui nos últimos anos, bem como investimentos e projetos de expansão em pequeno e médio prazos. Projetos esses que demandam produtos e serviços e que, portanto, são oportunidades para empresas locais. Ele chamou a atenção para as exigências legais nos editais da Emap, voltadas principalmente à adesão de boas práticas nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, além de regras de compliance.
Todas as contratações da Emap, ressalvados os casos de dispensa e de inexigibilidade, são realizadas por meio de licitações públicas, conduzidas pela Comissão Setorial de Licitação ou por Pregoeiro, conforme o caso, de acordo com a Lei nº 13.303/2016 (fornecimentos, serviços e obras de engenharia).
Todos os editais são disponibilizados no link: www.portodoitaqui.com/transparencia/licitacoes e para saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a Comissão Setorial de Licitação pelo e-mail csl@emap.ma.gov.br ou por telefone: (98) 3216-6533/6531.