Em reconhecimento às ações consistentes de valorização da mulher, o Porto do Itaqui foi homenageado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na última sexta-feira, 28 de novembro. A cerimônia integrou o Projeto Valoriza Mulher, iniciativa realizada em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ. Esta é a sétima vez que o porto recebe a honraria, que marca seu papel como referência na promoção da equidade de gênero e no combate à violência contra a mulher.
No Itaqui, a força feminina já começa pela sua liderança. Conduzida pela presidente Oquerlina Costa, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), autoridade portuária do Itaqui, conta atualmente com 111 colaboradoras, que representam 41,41% do total de funcionários. Além disso, das 81 posições de gestão, 39 são ocupadas por mulheres.
“Nosso porto está empenhado em ampliar a presença e as oportunidades para as mulheres. Em diferentes áreas e responsabilidades, elas têm contribuído para transformar o cotidiano do universo portuário com inovação, sensibilidade e comprometimento com a gestão pública”, destacou a presidente.
É a partir desse olhar sensível que o porto realiza atividades para contemplar também as mulheres que moram no entorno do Itaqui. Entre as principais ações, estão palestras e rodas de conversa sobre violência doméstica e feminicídio, promovidas em escolas e comunidades. As iniciativas ocorreram em instituições como o Iema Tamancão e o Centro de Ensino Educa Mais Dayse Galvão, beneficiando dezenas de estudantes com informações sobre igualdade de gênero.
No âmbito interno, a Emap realizou rodas de conversa com seus colaboradores e terceirizados, reforçando o compromisso institucional com práticas de empatia e apoio às vítimas de violência. A comunidade também foi contemplada com encontros no Residencial Primavera para fortalecer redes de proteção à mulher.
Também para fomentar a autonomia feminina nas comunidades que estão no entorno do porto, a Emap lançou o Projeto Itaqui das Comidinhas, oferecendo qualificação profissional para 60 mulheres da região Itaqui-Bacanga. O curso, com 19 módulos teóricos e práticos, capacitou as participantes em gastronomia e empreendedorismo.
“Com esse projeto, nós incentivamos a geração de renda e o fortalecimento do protagonismo feminino com capacitação, empoderamento e permitindo que cada uma delas possa mostrar o seu trabalho”, pontuou a gerente de gerente relações com a comunidade e responsabilidade social, Marina Moura.
A saúde das colaboradoras também é prioridade na Emap. Um exemplo foi a campanha Outubro Rosa 2025, que contou com um dia dedicado à realização de exames preventivos e cuidados pessoais, além de uma palestra de encerramento com a médica Bruna Pandolfo, abordando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações tiveram ampla adesão, consolidando a cultura de prevenção no ambiente de trabalho.
Programa Valoriza Mulher
Desde 2019, o programa mobiliza empresas de pequeno, médio e grande porte a desenvolverem políticas internas e iniciativas sociais que promovem igualdade de gênero, prevenção à violência e conscientização sobre os direitos das mulheres. Ao longo dos sete anos de execução, 35 instituições já integraram o programa, alcançando mais de 65 mil pessoas por meio de campanhas, capacitações e ações comunitárias. Em 2025, as 24 empresas homenageadas impactaram mais de 21 mil pessoas, consolidando o avanço da iniciativa.
Representando a Emap na cerimônia, esteve presente a coordenadora de responsabilidade social, Thays Carvalho, que enfatizou a importância da parceria entre empresas públicas e privadas em prol da equidade de gênero dentro do setor portuário. “Acreditamos que a promoção da equidade de gênero no setor portuário é um compromisso que deve ser compartilhado por empresas públicas e privadas. Essa parceria fortalece nossa capacidade de transformar realidades, garantindo oportunidades iguais e ambientes mais seguros para todas as mulheres”, discursou.























