A semana foi marcada por avanços em logística, desenvolvimento e sustentabilidade no Porto do Itaqui, reforçando o compromisso do Porto com a eficiência e o crescimento aliado às boas práticas ambientais. Pela primeira vez, o Porto realizou operações com um dos maiores veículos cargueiros de celulose do mundo: o Green Itaqui. Construído pela Cosco Shipping Specialized Carriers e batizado em homenagem ao Porto do Itaqui, o navio possui capacidade para transportar 77 mil toneladas de carga com o total de 225 metros de comprimento, 8 porões e 14 metros e meio de calado.
O grande diferencial da embarcação está no design técnico, desenvolvido em colaboração com a Suzano por meio de acordo com a Cosco Shipping. O objetivo é atender à alta demanda de transporte de celulose da fábrica. Além do Itaqui, outros grandes portos brasileiros foram homenageados, incluindo o Green Portocel, Green Santos, Green Rio Grande, Green Itajaí e Green Itapoá.
Para o gerente de Operações do Porto, Adauto Serpa, o compromisso com o meio ambiente é mais uma característica marcante do navio. “Equipado com tecnologia de ponta, o navio emite 59% menos gases poluentes quando comparado a navios convencionais, garantindo um futuro mais verde para o nosso planeta”, explicou Serpa.
Além da maior capacidade de carregamento de celulose e viabilização da otimização do fluxo marítimo, o nome “Green Itaqui” é símbolo do reconhecimento da comunidade marítima às potencialidades do Porto do Itaqui, que está cada vez mais empenhado em gerar melhorias para suas operações e alinhado às metas internacionais de sustentabilidade.
De acordo com a gerente de Relações Corporativas da Suzano, Rakel Dourado Murad, a estrutura e o tamanho do Porto do Itaqui viabilizam a realização desse tipo de operação. “A Suzano acredita no Maranhão! Com mais essa operação, reafirmamos o nosso compromisso com o Estado. É importante destacar que essa operação só pôde ser possível pelo fato do Porto do Itaqui ser um porto preparado, com estrutura suficiente para receber navios de grande calado, com grandes cargas”, detalhou a gerente.