O Porto do Itaqui marcou presença na primeira edição do Nordeste On (Neon), maior evento de inovação do Nordeste, que reuniu 300 startups expositoras, numa realização do Sebrae Maranhão. O estande do Itaqui levou ao evento o Porto do Futuro, iniciativa que é carro-chefe do Porto do Itaqui Labs, o programa de inovação do porto público do Maranhão, que é gerido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
“Estamos abertos a apoiar iniciativas voltadas à inovação, com vistas a desenvolver novas ferramentas e tecnologias para uso da Emap e também que possam fomentar uma cadeia local tanto de novas ideias como de absorção de tecnologia”, afirma o presidente da Emap, Gilberto Lins.
Neste cenário, acaba de surgir uma parceria inédita entre o Governo do Maranhão, a Emap e o grupo Mateus, relativa à criação do novo Porto do Futuro, voltado para a formação de mão-de-obra em tecnologia como oportunidade para jovens maranhenses, uma espécie de residência tecnológica.
“Com essa iniciativa, a Emap demonstra que está comprometida não só com o fomento à pesquisa, mas principalmente com a criação de um ambiente que possa absorver tudo o que for desenvolvido, seja em mão-de-obra, seja em tecnologia, seja em ferramentas”, explica Lins.
No estande do Itaqui, os participantes do Nordeste On puderam conhecer algumas das pesquisas apoiadas pelo programa da Emap, Porto do Futuro, como projetos para fomentar a cadeia produtiva do abacaxi de Turiaçu, mapear as aves costeiras no complexo portuário do Itaqui, e inovar o processo de batimetria com imagens de satélite. Os visitantes também tiveram oportunidade de fazer um tour virtual pela poligonal do porto em óculos 3D.
“É uma oportunidade importante participar do Neon, um evento tão estratégico para a inovação do Nordeste do Brasil. Poder apresentar nosso programa de inovação na área portuária, que é reconhecido nacionalmente, e compartilhar experiências com instituições e pessoas que estão fazendo inovação na região, é muito gratificante”, afirmou a gerente de Inovação da Emap/Porto do Itaqui, Deborah Baesse. “O Sebrae está de parabéns pela organização desse evento, assim como o ecossistema local de inovação”, completou.
O evento reuniu milhares de pessoas para falar de desenvolvimento, empreendedorismo, tecnologia e inovação no Nordeste, fomentando o ecossistema de inovação e incrementar a matriz produtiva regional com produtos e serviços de alto valor agregado. O evento é resultado do Programa Startup Nordeste, desenvolvido com o objetivo de posicionar a região como rede territorial fértil de negócios inovadores globais.