A Ponte Metálica João Luís Ferreira, que conecta Timon (MA) a Teresina (PI), será interditada a partir desta segunda-feira (1º) para serviços de manutenção estrutural.
A intervenção, conduzida pela Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), deve se estender por 30 dias nesta primeira fase.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina, o tráfego de veículos estará totalmente bloqueado durante o período. Apenas pedestres e ciclistas poderão utilizar a via.
Estima-se que entre 60 mil e 70 mil veículos passem diariamente pela ponte, segundo dados da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Timon.
ORIENTAÇÕES PARA MOTORISTAS
A Strans informou que agentes de trânsito estarão distribuídos em pontos estratégicos de Teresina e Timon para orientar os condutores e reduzir os impactos no tráfego. As mudanças no fluxo terão atenção especial nos horários de pico, divididos em duas fases:
- DAS 6H ÀS 9H:
Motoristas que trafegam pela Avenida Maranhão não poderão acessar a Avenida Joaquim Ribeiro no sentido Norte/Leste pela rotatória, que estará bloqueada. A alternativa será seguir pela própria Av. Maranhão até o retorno mais próximo, na Avenida Nações Unidas.
Condutores que circulam pela Avenida Pedro Freitas não poderão seguir em linha reta no sentido Sul/Norte, sendo obrigados a converter a partir do balão da Av. Nações Unidas.
- DAS 16H ÀS 19H:
O acesso à ponte pelo lado piauiense será permitido apenas para veículos que estejam na faixa da esquerda.
O acesso à Rua Paissandu, para quem vem da Av. Maranhão, ficará interditado. A alternativa será a Avenida José dos Santos e Silva. Quem segue em direção a Timon deverá se manter na faixa da direita.
ESTRUTURA EM RISCO
A interdição ocorre após uma inspeção realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), entre 2 de janeiro e 18 de fevereiro, identificar falhas graves em um dos pilares de sustentação e em elementos de ligação da ponte.
O relatório apontou a necessidade urgente de reparos para garantir a segurança da estrutura, inaugurada há 85 anos e considerada cartão-postal das duas cidades.