O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), realizou na tarde desta quarta-feira (21) o sorteio das primeiras mil vagas de estágio disponíveis no Eixo Estágio Social do Programa Trabalho Jovem. O sorteio foi transmitido pelas redes do Governo do Maranhão.
Criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, o programa Trabalho Jovem é uma iniciativa voltada para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses. O sorteio contou com a presença dos secretários de Indústria e Comércio, Júnior Marreca; de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão e da Juventude, Tatiana Pereira.
Nesta etapa, as 1.000 vagas são destinadas aos órgãos públicos estaduais. As outras 1.500 vagas disponíveis serão direcionadas para as empresas interessadas em participar do programa. No sorteio desta quarta-feira, as vagas foram distribuídas entre 54 cidades do Maranhão, levando em conta as cidades que integram o Programa Mais IDH e as cidades atendidas pelos decretos nº 38.177/23 e 38.191/23, que declararam situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas. Nas demais cidades, foi aplicada a regra da proporcionalidade.
O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, relata a satisfação em atuar no Eixo Estágio Social do programa. “Estar à frente desta ação é muito gratificante. Além de integrar pastas do Governo, trabalhamos juntos para qualificar os jovens, proporcionar experiência para que eles tenham autonomia no mercado de trabalho, em suas áreas de atuação. É muito bom ver os jovens felizes e ver as suas famílias felizes”, diz o secretário.
Para Tatiana Pereira, secretária de Estado da Juventude, a ajuda no processo de mobilização foi fundamental para impulsionar os cadastros dos jovens. “Contamos com uma rede de gestores de juventude que nos ajudaram nesse processo, além de articulação com entidades comunitárias. Vários pontos para facilitar o acesso foram implantados, enfim, as equipes trabalharam muito para que a notícia abrangesse todo o Maranhão”, relata.
Orleans Brandão, secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, reforça que este é o pontapé para uma carreira de sucesso a muitos jovens maranhenses. “Tenho certeza que vamos olhar para estes jovens no futuro e eles lembrarão da primeira oportunidade, do ingresso no mercado de trabalho, do impulso do Governo do Estado para que se tornassem profissionais notáveis em suas áreas”, afirma.
A lista com o nome dos 1.000 sorteados está disponível no site [url=http://www.trabalhojovem.ma.gov.br]http://www.trabalhojovem.ma.gov.br[/url]. Os estudantes sorteados nesta quarta-feira (21) precisam, ainda, validar a inscrição com as informações fornecidas ao se cadastrarem. Somente após a validação, os estudantes serão encaminhados para os seus postos de estágio. O prazo, bem como o canal para a validação, serão divulgados em breve, nos canais oficiais da Seinc.
Os estudantes que não foram sorteados nesta etapa seguirão com seus cadastros no banco de dados, compondo cadastro de reserva para a seleção das demais 1.500 vagas. Novos cadastros serão reabertos no site do programa Trabalho Jovem, assim que as validações do primeiro sorteio forem finalizadas.
Credenciamento de empresas segue aberto
As empresas que desejam participar do Eixo Estágio Social do Programa Trabalho Jovem para receber estagiários podem credenciar-se no site do programa até o dia 14 de julho. O credenciamento das empresas possibilitará a disposição das 1.500 vagas em todo o estado e os empreendimentos receberão apoio financeiro de R$600 para cada estagiário contratado. Nesta fase, o Governo investiu o total de R$ 6.300.000,00. Após o cadastro, a documentação seguirá para análise da equipe técnica do Programa Trabalho Jovem.