Nesta quinta-feira (1) será lançada a Operação Shamar, que tem como objetivo o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio. Em parceira com o Ministério da Justiça e Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), a operação é uma das ações que fazem parte do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra mulheres.
No Maranhão, de acordo com a SSP, em 2023 foram registrados 50 casos de feminicídio, enquanto no ano de 2023, foram contabilizados 69 casos. Segundo a pasta, a maioria dos suspeitos pelos crimes do ano passado estão presos. Para falar sobre este assunto, a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora Estadual das Delegacias Especiais da Mulher, foi a entrevistada na Rádio Mirante News FM, do programa Ponto Final desta quinta-feira.
“Vai ser um mês em que todo o Estado, todos os municípios vão estar mobilizados neste sentido de provocar ações preventivas como palestras, movimentações dentro de associações e acompanhar mulheres com medidas protetivas”, disse a delegada.