A obra de construção da nova Avenida Nicolau Dino promete ser uma referência em mobilidade urbana em Imperatriz. A via irá impactar mais de 50 mil pessoas e conta com os investimentos do Governo do Maranhão por meio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), em parceria com emendas parlamentares.
Em fase de drenagem profunda com a instalação de bueiros celulares e aduelas, a nova avenida terá 1.062 metros de extensão e será duplicada para facilitar tráfego e reduzir os congestionamentos ao interligar mais de 10 bairros à Avenida Pedro Neiva de Santana. Além disso, o projeto prevê a criação de passeio amplos, uma pista de caminhada, ciclofaixa, promovendo a segurança e o conforto dos usuários.
Integração e acessibilidade
Um dos diferenciais da Avenida Nicolau Dino será a capacidade de conectar mais de 10 bairros de Imperatriz, facilitando o acesso a importantes equipamentos públicos. A nova via proporcionará uma ligação direta entre o bairro Bom Jesus, localizado na região Sul da cidade, e a Avenida Pedro Neiva de Santana, melhorando o acesso à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), ao Hospital Macrorregional, postos de saúde municipais e escolas, além de ajudar a desafogar o tráfego em direção ao centro de Imperatriz.
A intervenção deve estimular a economia ao criar novas oportunidades na região. Um exemplo é Valdelice Gomes, que tem um pequeno negócio de roupas na Avenida Nicolau Dino. Ela conta que no início do bairro Vila Esperança, os moradores tiveram que desbravar os acessos e caminhos. Agora, com o avanço das obras, ela espera mais qualidade de vida e melhoria dos negócios com a urbanização e o asfalto. “Vai dar certo, tenho certeza que com o fim da poeira e da lama teremos uma vida bem melhor, acesso decente ao centro da cidade e isto trará mais desenvolvimento para a nossa localidade, é o que esperamos”, disse a comerciante.
Cartão postal
Além das melhorias na mobilidade, qualidade de vida e segurança dos moradores, a Avenida Nicolau Dino promete ser um dos mais novos cartões postais da cidade. O projeto está na fase de drenagem profunda, uma etapa essencial para evitar problemas futuros relacionados a alagamentos e garantir a longevidade da infraestrutura. A conclusão desta fase permitirá o avanço para outras etapas da construção, otimizando a previsão para a entrega dos serviços.
Para o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtônio Brandão, a nova Avenida Nicolau Dino proporcionará à Imperatriz um salto significativo em sua infraestrutura, promovendo uma cidade mais conectada, acessível e agradável para seus habitantes. “Será uma obra que transformará a realidade dos bairros no entorno da avenida, trazendo a melhoria das condições de vida das pessoas, fomentando os negócios e criando mais oportunidades”, destacou o presidente da Agemsul.