Veículo popular
* O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (10) um decreto que elimina o IPI para veículos populares fabricados no Brasil. Essa medida é válida até dezembro de 2026 e integra o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).
Quem será beneficiado
A iniciativa é voltada para carros 1.0 flex, com até 90 cavalos de potência, que utilizam etanol ou gasolina. Modelos como Fiat Argo, Cronos e Renault Kwid poderão ser vendidos sem imposto, desde que cumpram os critérios ambientais estabelecidos.
Veículos elétricos importados não fazem parte deste benefício. Apenas os fabricados no Brasil, com montagem, pintura e motor locais, terão direito à isenção.
Regras para isenção do IPI
Emitir menos de 83 g de CO₂ por km percorrido;
Ter mais de 80% de materiais recicláveis;
Ser fabricado no Brasil;
Ser classificado como compacto.
Nova tabela
Em 90 dias, entrará em vigor uma tabela progressiva de IPI para outros modelos. Quanto mais ecológico e seguro for o carro, menor será o imposto. Veículos que poluem mais terão que pagar mais.
Exemplo: um híbrido-flex poderá ter a alíquota reduzida de 6,3% para 2,8%. Por outro lado, carros com baixa eficiência ambiental poderão enfrentar penalizações.
Indústria automotiva empolgada
Essa política faz parte de uma estratégia do governo para estimular a indústria nacional, reduzir emissões e tornar os carros novos mais acessíveis. As montadoras já prometeram R$ 190 bilhões em investimentos no programa Mover.
As montadoras precisarão solicitar a adesão ao programa. Após a aprovação, os veículos poderão ser comercializados com a nova carga tributária reduzida.