A equipe de robótica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e a diretora-geral do Instituto, Cricielle Muniz, visitaram a embaixada do Brasil em Portugal. A reunião, ocorrida nesta segunda-feira (24) na cidade de Lisboa, serviu para tentar fechar parcerias entre o país europeu e o IEMA. Os projetos apresentados incluem intercâmbios e criação de disciplinas eletivas.
Os membros do IEMA foram recebidos pelo embaixador Raimundo Carreiro, natural do Maranhão. Dentre as iniciativas apresentadas, está o Programa Jovens Embaixadores, convênio que propõe estágio dos alunos maranhenses na embaixada do Brasil em Portugal. Além disso, um termo de cooperação propôs que a programação do Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro, conte com apresentações culturais dos estudantes maranhenses em Lisboa.
Outro termo de cooperação pautado na reunião visa selecionar estudantes do Instituto para participar da Feira do Livro de Lisboa em 2024. O IEMA também apresentou o projeto de uma parceria para a oferta de disciplinas eletivas de ‘Língua Portuguesa, Literatura e Redação’. A matéria seria ministrada à distância por professores portugueses, e os melhores alunos seriam selecionados para participar do evento no Dia Internacional da Língua Portuguesa, em 5 de maio, também na capital de Portugal.
“Foi um momento de muita alegria, em que tivemos a oportunidade de estreitar os laços entre o IEMA e a embaixada”, afirmou Cricielle Muniz. No evento, foi entregue uma medalha de honraria ao embaixador. “Ele foi um dos grandes incentivadores da educação no Maranhão”, explicou a diretora-geral. O encontro foi possível graças ao incentivo do Governo do Maranhão à educação pública estadual. As propostas devem ser estudadas e consideradas.
Robótica
Também durante a visita, o representante de Portugal recebeu o convite para presenciar a Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup 2024, o maior campeonato de robótica do mundo, cuja próxima edição terá como sede a capital do Maranhão, São Luís. Está prevista para acontecer dos dias 2 a 7 de agosto do ano que vem.
Na ocasião, foi pautada a participação dos alunos do IEMA na competição deste ano, que aconteceu na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha, entre os dias 17 e 21 deste mês. O grupo do Instituto, formado por seis estudantes, conquistou o segundo lugar na prova apelidada de ‘Missão Impossível’, perdendo para a China por apenas um ponto.
Membro da equipe que viajou à Alemanha para disputar os títulos, a estudante Vitória de Carvalho diz se sentir motivada e grata pelo encontro. “Um maranhense sendo embaixador é algo que aumenta nossas expectativas para o futuro e nos faz não desistir. E levar o FIRA para São Luís nos faz querer demonstrar ainda mais o nosso valor”, comemorou.