Na tarde desta segunda-feira (16), a aeronave KC-30 (Airbus A330 200), pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Tel Aviv, em Israel.
A missão visa repatriar cidadãos brasileiros que se encontram na região afetada por conflitos.
O ponto de chegada inicial da aeronave é Roma, na Itália, onde aguardará autorização para realizar o pouso em Tel Aviv e efetuar o resgate de mais brasileiros. A bordo do avião, uma equipe composta por dois médicos, duas psicólogas e duas enfermeiras estará a postos para garantir a segurança dos repatriados durante o transporte das áreas de conflito em Israel.
A previsão de retorno da aeronave ao Brasil é para a quinta-feira, dia 19 de outubro, às 2h30, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, RJ.
Esta é a sétima missão enviada pelo governo brasileiro ao Oriente Médio, totalizando o retorno de 916 passageiros e 24 animais de estimação de Israel para o Brasil. Paralelamente, uma aeronave VC-2 (Embraer 190) está em Roma, aguardando autorização para seguir até o Egito e realizar o resgate de brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza.
Além dos repatriados, o voo de hoje também transporta 35 purificadores de água e dois conjuntos de medicamentos e insumos de saúde, que são suficientes para atender até 3 mil pessoas por um mês. Esses itens serão descarregados em Roma, onde se somarão a outros cinco purificadores já enviados. Juntos, os 40 purificadores têm a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cada kit de assistência humanitária inclui medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Cada kit é composto por 48 itens, totalizando 267 quilos de materiais. Esses recursos estão preparados para atender a populações em situações de emergência em saúde pública.