A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), vem desenvolvendo um trabalho transparente e com frequentes recordes em suas movimentações de cargas, bem como prêmios e certificações importantes para a autoridade portuária.
Além da administração do Porto do Itaqui, a Emap administra os terminais externos do Cujupe e Ponta da Espera, importante acesso a baixada maranhense. Após as divulgações acerca de alguns problemas apresentados em uma embarcação que realiza esse translado, a autoridade portuária emitiu uma nota nesta terça (17), informando a suspensão temporária da embarcação por meio de nota oficial.
Confira a nota:
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) informa que, em virtude de recentes incidentes, incluindo atrasos nas viagens e falhas mecânicas relacionadas à embarcação José Humberto, operada pela empresa RODOFLUVIAL BANAV LTDA-ME, reforçando nosso compromisso constante com o conforto e bem-estar dos usuários, tomamos a decisão de iniciar um procedimento administrativo para investigar essas ocorrências.
Em decorrência desse processo de apuração, determinamos a suspensão temporária da autorização para travessia na Baía de São Marcos da embarcação em questão, até que haja uma deliberação imediata sobre a retomada de sua operação. Vale ressaltar que, embora todos os laudos e vistorias de segurança conduzidos pela Capitania dos Portos e pela certificadora atestem a plena segurança da navegação da embarcação José Humberto, essa suspensão será mantida até que todos os parâmetros de navegação estejam em total conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Lei n° 9.985/2014 e pela Resolução nº 01/2015.
Nesse contexto, informamos que todas as viagens previamente agendadas envolvendo a embarcação em questão serão devidamente reagendadas, garantindo, assim, a continuidade e a qualidade dos serviços prestados aos usuários. A EMAP permanece comprometida em assegurar a segurança e a satisfação de todos aqueles que utilizam os serviços.
Mantendo a transparência e tranquilidade dos usuários, a autoridade portuária junto ao Governo do Estado, mantendo a empatia, sensibilidade e responsabilidade com o povo maranhense, conversou com nosso blog e anunciou medidas importantes para resolução do fato supracitado.
O presidente da Emap, Gilberto Lins, disse que ainda em 2023, terá uma nova embarcação operando nos terminais, bem como esclareceu as medidas tomadas junto ao governador Carlos Brandão (PSB).
Confira a fala do Presidente da EMAP, Gilberto Lins:
“Diante todas essas reclamações, o nosso governador do estado Carlos Brandão, determinou o seguinte: (Emap, muito embora vocês tenham todos os atestados de segurança dessa embarcação, se a população não está satisfeita, com o tempo de viagem, conforto e outras coisas a mais, retire essa autorização dessa embarcação de operar e essa embarcação só irá retornar se for o caso, quando comprovar que consegue realizar as viagens em tempo razoável e conforto para população, enquanto isso não for possível, essa embarcação não volta a operação). Também informo que a Emap, a Internacional Marítima e o Governo do Estado, tem trabalhado para ofertar mais um ferry praticamente novo, quase pronto para iniciar a operação ainda em 2023, um ferry totalmente preparado. Então, essa é mais uma notícia boa que devemos anunciar aos nossos usuários. Também reforço o empenho da Emap para melhoria contínua dos serviços prestados como autoridade portuária, ressalto que, não aceitamos disseminação de informações que não fazemos nada, que o governo não se pronuncia entre outras falas inverídicas, pois estamos trabalhando incansavelmente para manter o conforto e bem-estar de todos os maranhenses que precisam utilizar esse meio de transporte tão importante do nosso estado. Ressalto também, que os ferrys são das operadoras e estamos fazendo um trabalho de fiscalização intensa, para essa melhoria contínua, e garantimos, que vamos manter a avaliação crítica das embarcações, a exemplo do José Humberto, só vai voltar a operar quando estiver em plenas condições de segurança e conforto aos passageiros, bem como as demais embarcações”. Disse o Presidente da Emap.
Destacamos também, a atuação da Emap, na reforma e modernização dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. Atualmente, cada um dos dois terminais conta com duas rampas para que veículos e passageiros possam embarcar e desembarcar nos ferryboats. A estrutura atual permite a atracação de até duas embarcações simultaneamente. Com a ampliação das rampas será possível que até quatro embarcações atraquem ao mesmo tempo. Outra vantagem é que, atualmente, dependendo do nível da maré, apenas um ferryboat consegue aportar. Após as obras, quatro ferryboats poderão fazer a atracagem independentemente do nível da água.
As obras estão sendo executadas pela EMAP, que está investindo R$ 70 milhões na duplicação das rampas Norte e Sul e recuperação dos taludes do Terminal do Cujupe, duplicação das passarelas e rampas da Ponta da Espera. Além da duplicação das rampas, estão sendo feitas adequações na passarela de acesso dos passageiros e na área de acesso e manobra dos veículos.
Além disso, registra –se os números grandiosos até o último mês de setembro, o Porto do Itaqui movimentou 27,5 milhões de toneladas de carga, o que representa um aumento de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado, quanto aos granéis sólidos, nos nove primeiros meses deste ano foram movimentadas 19,8 milhões de toneladas, um aumento de 10% em comparação ao acumulado do mesmo período em 2022 e em relação a carga geral, o mês passado registrou uma movimentação total de 3,520 milhões de toneladas.
Comments 1