A jovem Valéria Lopes Costa, de 29 anos, foi morta a facadas na madrugada desta segunda-feira, 8, no povoado Tambar, zona rural de Cantanhede, interior do Maranhã. Segundo informações preliminares, o principal suspeito do crime é o ex-companheiro, identificado como Ismael, que fugiu logo após o ataque. A Polícia Militar realiza buscas na região para tentar localizá-lo.
Valéria deixa dois filhos, que agora estão sob os cuidados de familiares. O caso é investigado como feminicídio, por ter ocorrido em contexto de violência doméstica e de gênero.
A morte da jovem ocorre em um cenário que mantém o Maranhão em estado de alerta. De janeiro a outubro deste ano, o estado já registrou 47 feminicídios, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA). O número, embora represente redução de 16% em relação ao mesmo período de 2024, já se aproxima do total de 2023, quando 50 mulheres foram assassinadas por motivação de gênero no estado.
A Justiça do Maranhão informou que, até junho, mais de 5.883 julgamentos relacionados a feminicídio foram concluídos, resultado de ações integradas entre as polícias Civil e Militar para combater e reprimir esse tipo de crime.























