Em janeiro de 2015, a convite do então governador do Maranhão, Flávio Dino, assumiu a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência. Em agosto deste mesmo ano, foi empossado secretário de Estado da Cultura. Saiu da Secretaria de Cultura para ser secretário de Governo e cuidar da implantação do órgão dentro da estrutura governamental. Em março de 2016, foi nomeado como secretário de Estado da Educação do Maranhão, estando à frente da pasta por 6 anos e 3 meses, tempo que o coloca como o gestor que por mais tempo comandou a referida pasta no estado. Foi ainda presidente da Fundação da Memória Republicana do Brasil (2015 a 2022), reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e Membro Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE).
Em 2021, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Em junho de 2022, foi escolhido pelo seu partido para ser o candidato a vice-governador do Maranhão, na chapa de reeleição ao Governo de Carlos Brandão. Ao lado de Carlos Brandão foi eleito em 1º turno como vice-governador do Estado do Maranhão, com 51,29% dos votos válidos, totalizando 1.769.187 votos.
Na política, muitos são os que ficam envaidecidos pelo poder e pelas relações que constroem. Felipe tem se mostrado diferente. Lembra muito o perfil de Carlos Brandão (PSB), ao longo de sete anos como vice de Flávio Dino (PSB).
A competência é algo que já está intrínseco a Felipe Camarão. Desde os 16 anos, o vice-governador já trabalhava, ministrando aulas de inglês. Ao se formar em Direito em 2005 na UFMA, ele iniciou sua trajetória de aprovações em concursos como escrivão da Polícia Civil, analista judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão e finalmente a função de procurador federal, fazendo exercer funções na Advocacia Geral da União, INSS e UFMA.
Após um ano, Felipe Camarão comemorou a data dizendo; “Há 1 ano fui honrosamente reconduzido ao cargo de secretário de Estado da Educação, pelo governador Carlos Brandão, após 11 meses afastado, para concorrer nas eleições de 2022. Ao relembrar desse momento agora, me recordo do compromisso que assumi e que sigo diariamente cumprindo, desde minha posse como secretário lá em 2016, de seguir trabalhando dia após dia para que todos os maranhenses possam – por meio de uma educação pública de qualidade e igualitária – transformar suas vidas, avante”. Disse Felipe Camarão – Secretário de Estado da Educação e Vice Governador do Maranhão.