A cada rodada que passa, o Campeonato Brasileiro deixa muito claro por que é o certame nacional mais emocionante do mundo. Faltando apenas um jogo para ser concluída, a 35º rodada ainda mantém seis equipes na briga pelo título: Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e RB Bragantino.
A diferença de pontos do primeiro (Palmeiras) para o sexto colocado (RB Bragantino) é de quatro pontos. Como ainda existem nove para ser disputado, tudo pode acontecer.
O Palmeiras, que assumiu a liderança na rodada anterior, quase viu a ponta sumir. Por duas vezes, esteve perdendo para o Fortaleza, mas, mesmo com um homem a menos, conseguiu buscar o empate. O placar na Arena Castelão ficou no 2 a 2.
A diferença do Palmeiras para o segundo colocado – o Flamengo – é tirada pelo saldo de gols (26 a 17). As duas equipes têm campanha idênticas – 18 vitórias, 9 empates e 8 derrotas. Essa igualdade foi alcançada após o rubro-negro bater o América-MG por 3 a 0, no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). Antes tido como carta fora do baralho, o Flamengo encaixou uma sequência sob o comando de Tite e já sonha com o título.
Para ficar mais perto, o Flamengo precisa passar pelo Atlético-MG, outro que não figurava como postulante ao troféu. Desde que passou a mandar seus jogos na Arena MRV, o Galo mudou o estilo e passou a ser mais agressivo, por vezes, ganhando os seus adversários com sobra. Como aconteceu diante do Grêmio. Vitória por 3 a 0 e Atlético-MG dentro do G-4, tirando exatamente o Tricolor gaúcho de lá.
O Botafogo “campeão com muitas rodadas de antecedência”, não consegue acordar do pesadelo e continua a sua sequência sem vitórias. Já são oito jogos sem vencer. O mais recente, diante do Santos, foi uma ilusão clássica. Com dez minutos do primeiro tempo, o Glorioso abriu o placar e sinalizava uma vitória fácil e com sobra sobre uma equipe que luta contra o rebaixamento. Mas o segundo gol demorou, demorou, demorou e não saiu.
Castigo de quem perde oportunidades é levar gol. E o Santos calou o Nilton Santos com um gol aos 44 minutos do segundo tempo. De líder com sobra, o Botafogo vai ter três jogos para se manter no G-4, já que o sonho do título fica cada mais distante.
Último entre os seis postulantes, o RB Bragantino vinha numa ascensão muito boa no campeonato até perder para o São Paulo e empatar com o Botafogo. A derrota para o Flamengo abafou ainda mais as esperanças. Para completar, neste domingo (26), o Massa Bruta voltou a perder. Desta feita, para o Internacional-RS, por 1 a 0. Em três jogos, o Braga deixou de lutar pela ponta para tentar uma vaga no G-4.
Parte de baixo também segue emocionante
Se seis equipes brigam pelo título brasileiro da elite, 10 estão ainda na faixa de possível rebaixamento. Com apenas dois confirmados na Série B de 2024 (América-MG e Coritiba), as outras duas vagas estão sendo evitadas a qualquer custo por Cuiabá (9º), São Paulo (10º), Internacional (11º), Fortaleza (12º), Corinthians (13º), Santos (14º), Vasco (15º), Bahia (16º), Cruzeiro (17º) e Goiás (18º). Sete pontos separam o Cuiabá do Cruzeiro.
Atualmente, os mais próximos da queda são Cruzeiro e Goiás. No entanto, as duas equipes têm um jogo a fazer na noite de hoje, na Serrinha (GO). Se vencer, o Goiás ainda não sai da zona de rebaixamento, mas diminui a distância para os outros. Já se o Cruzeiro vencer, quem entra na zona é o Bahia (mesmo com a goleada aplicada no Corinthians). De quebra, o Cabuloso ainda passa Corinthians, Santos e Vasco na classificação.
Veja os resultados da rodada até aqui
Veja classificação atualizada