O governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve presente neste domingo (6), na abertura da 55ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), realizada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Brandão participou de uma extensa agenda, que incluiu visita a obras, entrega de novos investimentos, homenagens e visita aos estandes de exposição.
Maior evento de agricultura e pecuária da Região Tocantina e do Sul do Maranhão, a Expoimp este ano tem como tema: “Há 55 anos conectando o produtor com o mundo”. Além de movimentar o setor agropecuário, com venda direta, leilões, exposições de animais, produtos e máquinas agrícolas, o evento atrai milhares de visitantes e movimenta a cidade de Imperatriz e região com capacitações e grandes shows musicais.
A exposição também conta com dezenas de atividades e serviços disponibilizados por secretarias estaduais, empresas públicas, agências e outros órgãos vinculados ao Governo do Maranhão, como ações de defesa animal e vegetal; fiscalização das instalações e transporte dos animais, experiências imersivas, palestras, cadastro de empresas e trabalhadores do campo, entre outros serviços.
O primeiro compromisso do governador na edição deste ano foi o recebimento de homenagem dos produtores rurais pelo reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre de febre aftosa sem vacinação.
Em junho deste ano, o Maranhão recebeu certificação internacional fornecida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA), em solenidade realizada em Paris, na França, mas desde abril de 2024 o estado já havia sido reconhecido zona livre no âmbito nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Brandão lembra que participou do processo que garantiu o novo status sanitário do rebanho maranhense, ainda em 2002, quando ocupava o cargo de secretário-chefe da Casa Civil, na gestão do ex-governador José Reinaldo Tavares.
“Estou muito feliz porque participei deste processo desde 2002, quando começou a ser deflagrada essa luta contra a aftosa, com a criação Aged [Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão]. Agora, no meu governo, trabalhei para que a gente pudesse ter esse título: Zona Livre da Aftosa sem Vacinação. Uma grande conquista para o Maranhão. Tive a honra de estar em Paris, recebendo esse resultado da Organização Mundial de Saúde Animal, junto com o presidente Lula”, pontuou Brandão.
Para o presidente do Sindicato Rural (Sinrural) de Imperatriz, Glen Maia, o reconhecimento internacional abre a possibilidade de ampliação da venda da carne produzida no Maranhão para comércios em todo o planeta.
“O governador do Estado do Maranhão veio nos trazer essa alegria, que é o selo da Zona Livre da Aftosa sem Vacinação. Chegarmos a este momento, com essa vitória, significa poder abrir as porteiras do Maranhão para o mundo. Neste ano, que a Expoimp completa 55 anos, quem ganha presente é a pecuária do Maranhão”, comemorou Glen Maia.
Entrega de veículos, vistoria e visita a estandes
Em seguida, o governador Carlos Brandão visitou a obra de construção da Escola Agrotécnica, estandes de exposição e entregou novos investimentos em impulso aos serviços de defesa e proteção animal e agrícola, com a entrega de veículos para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).
Ainda na Expoimp, o governador participou, ao lado da primeira-dama Larissa Brandão, da inauguração do novo portal e recepção do Sinrural, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, e assinou o termo de cooperação técnica entre a empresa estadual Maranhão Parcerias (Mapa) e a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul) para intensificar serviços de regularização fundiária nos núcleos urbanos.
“Temos uma grande parceria da Mapa, que é um órgão do Estado, com a Agemsul, para fazer a regularização fundiária de terrenos urbanos, dando título de propriedade para as pessoas que moram ou que têm o seu terreno com essa pendência fundiária”, reiterou Brandão.
O evento também terá rodeios e atrações culturais, como o cantor Léo Santana, que participou da festa de abertura. A programação de eventos e exposições acontece ao longo da semana até o próximo domingo, 13 de julho.