A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) foi reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) com o Prêmio Valoriza Mulher, em cerimônia realizada no Hotel Blue Tree, em São Luís. A premiação celebra o compromisso da EMAP com o empoderamento feminino e a promoção dos direitos humanos das mulheres, através de ações efetivas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. Alinhada aos princípios do Projeto Valoriza Mulher, a EMAP se destaca pelo desenvolvimento de uma série de iniciativas sociais que buscam construir uma sociedade mais justa e inclusiva, tanto dentro do ambiente corporativo quanto nas comunidades que atende.
Entre as principais ações desenvolvidas pela EMAP, destacam-se oficinas de capacitação voltadas ao empreendedorismo feminino, que têm beneficiado mulheres da comunidade Itaqui-Bacanga, incentivando a geração de renda por meio de atividades na área de alimentação. A empresa também realiza ações voltadas à saúde da mulher, promovendo palestras e rodas de conversa sobre prevenção de doenças e autocuidado, além de oferecer orientações sobre saúde mental e fortalecimento da autoestima. Essas iniciativas são complementadas por atividades de conscientização que envolvem também os homens na discussão sobre equidade de gênero e combate à violência contra a mulher.
Para Marina Moura, gerente de Responsabilidade Social da EMAP, o prêmio reflete o esforço coletivo em prol da transformação social. “É muito gratificante atuarmos em conjunto com o Tribunal de Justiça do Maranhão nessas ações de valorização da mulher, principalmente na área do entorno Itaqui-Bacanga. Assim, conseguimos mostrar a elas o valor e o potencial de tudo aquilo que podem alcançar. ”Marina ressalta ainda que a responsabilidade social ultrapassa as fronteiras da empresa. “A responsabilidade social começa em cada um de nós, independentemente da empresa, mas, enquanto seres humanos, precisamos ter sempre esse cuidado e essa responsabilidade com o outro. ”, disse.
Texto: GECOM / EMAP
Foto: Divulgação