A ACIB participou na manhã dessa quinta-feira (17), de uma roda de diálogo com o objetivo de construir uma Agenda Ambiental do Complexo Portuário. O evento foi realizado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), no Parque Botânico da Vale e reuniu empresas da região, representantes do poder público e da sociedade civil.
Na pauta, os desafios e ações que podem ser enfrentados e construídos de forma integrada no período de 2023/2025. Na temática sustentabilidade, a ACIB defendeu o fortalecimento do projeto Diálogos, que busca agregar atores da região para atuar nas agendas comuns ao território.
O Coordenador de Meio Ambiente da VALE diz “É o momento da gente tá construindo uma agenda através de discussões, através de propostas que a gente torne cada vez mais o complexo portuário, cada vez mais sustentáveis”, afirma Sanderson Teixeira.
A Gerente de Meio Ambiente da EMAP diz “A agenda ambiental local ela é pensada como um instrumento coletivo de propósitos, de metas que a comunidade do complexo vá desenvolver em termos de sustentabilidade em 2 anos”. Destaca Luane Lemos.
Presidente da ACIB diz “Então essa união de forças, de pensamentos e é essas correntes todas juntas, elas têm a maior possibilidade de resolverem essas problemáticas e assim darmos para região, para os nossos moradores, para nossas futuras gerações uma região melhor para se viver”, afirma River Souza.
Presidente da Emap diz “Hoje nós participamos aqui na VALE, da abertura de um evento para discussão conjunta sobre práticas sustentáveis de meio ambiente, mas nada mais importante do que falar de mio ambiente, falando no meio da nova geração, essa geração tá chegando. O que a gente pretende deixar, qual o mundo que a gente pretende deixar, para essa geração, para esses jovens, quando a gente fala em meio ambiente e o nosso porto também cada vez mais sustentável”. Destaca Gilberto Lins.