O Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), realizou com sucesso a Operação Fim de Ano no sistema aquaviário do estado.
A operação, que teve início em 19 de dezembro de 2023 e terminou em 4 de janeiro de 2024, foi projetada para atender a um fluxo de aproximadamente 110 mil passageiros e 24 mil veículos.
Ao final da operação, o número de passageiros transportados foi de 122.270, e o de veículos 22.469. O Terminal da Ponta da Espera registrou um movimento de 64.936 passageiros e 11.200 veículos, enquanto o Terminal do Cujupe registrou 57.334 passageiros e 11.269 veículos.
A operação foi considerada um sucesso pela tranquilidade que prevaleceu em ambos os terminais, sem nenhuma intercorrência em suas 418 viagens.
A equipe da Emap seguiu realizando fiscalizações frequentes para garantir o cumprimento das normas de segurança e de embarque e desembarque.
Para atender a uma determinação do governador Carlos Brandão, a Emap colocou em operação cinco embarcações, que trabalharam desde as 3h da manhã até as 23h, zerando as filas em todos os dias. Também foram disponibilizados ferrys extras conforme a demanda.
O presidente da Emap, Gilberto Lins, afirmou que o êxito foi graças ao trabalho conjunto de todas as equipes envolvidas. “O objetivo era garantir a segurança e o conforto dos passageiros e, nesse sentido, obtivemos um resultado positivo”, disse.