Dia histórico para o setor portuário e para a preservação do meio ambiente! Na última quarta-feira (06/03), a ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários, cumprindo uma das suas principais diretrizes, de apoio às ações de sustentabilidade, teve a honra de participar do lançamento da Aliança Brasileira para a Descarbonização dos Portos (ABDP) em cerimônia realizada no estande do Porto do Itaqui (MA), durante a feira INTERMODAL, em São Paulo (SP).
“É uma enorme satisfação para a ABTP fazer parte como apoiadora dessa aliança, que tem essa importante missão de reduzir impactos ambientais e impulsionar o desenvolvimento de uma agenda ambiental para o setor portuário brasileiro”, destacou a Diretora-Executiva da ABTP, Cláudia Borges.
Como instituição apoiadora, a ABTP, representada pela Diretora-Executiva, outras entidades e empresas do setor, assinaram a Declaração de Intenção de Ação Cooperativa. O termo reforça o compromisso das entidades do setor em impulsionar a redução da emissão de gases de efeito estufa.
No ato de assinatura, Cláudia parabenizou o presidente do porto do Itaqui, Gilberto Lins e sua equipe, pela iniciativa, e o engajamento de todos os órgãos, portos e entidades envolvidas e ressaltou que a “União faz a força”.
A formação da aliança é um projeto inovador e pioneiro do Porto do Itaqui, em parceria com a Fundación Valenciaport, e visa reunir portos, empresas e entidades dos setores portuário e marítimo, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências, tendo em vista a realização de ações conjuntas voltadas à descarbonização do setor portuário nacional.
São signatários da Aliança: a CLI – Corredor Logística e Infraestrutura S.A., Santos Brasil, TEGRAM – Terminal de Grãos do Maranhão, Porto do Itaqui, PORTOS RS – Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul, Complexo Industrial Portuário de Suape, Porto Sudeste, Porto do Açu, Bunker One, ZCarbon Soluções em Descarbonização e PortGreen Consultoria.
Além da ABTP, a iniciativa também recebe o apoio institucional da Fundación Valenciaport, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias – ABEPH e ATP – Associação de Terminais Portuários Privados.