A Conmebol anunciou, nesta quarta-feira (22), uma grande novidade para a Copa América 2024, que está marcada para acontecer entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. Trata-se do cartão rosa, que adicionará uma substituição a mais para cada equipe diante da suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral.
Dessa maneira, além das cinco substituições a serem feitas, as seleções ainda poderão ter uma sexta alteração possível, caso o cartão seja acionado e o atleta em questão precise deixar o gramado.
Ou seja, assim como acontece no Brasileirão, tanto o time que teve o jogador substituído quanto o adversário acrescentam uma mudança a mais.
“A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, além das cinco mudanças por equipe autorizadas pelo regulamento, uma sexta mudança em potencial será acrescentada para cuidar da saúde dos jogadores. Essa é uma substituição extra frente à suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral. Para isso, o árbitro principal ou o quarto árbitro deverá ser informado e um cartão rosa será utilizado”, diz o comunicado da Conmebol.
Mas, se uma substituição por concussão ocorrer ao mesmo tempo que outra, o time não terá direito a pausa extra além das três já permitidas. Portanto, uma quarta pausa adicional só poderá acontecer devido ao cartão rosa.