Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o Porto do Itaqui recebeu o Circuito Saúde nos Portos, iniciativa do SEST SENAT, em parceria com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O projeto tem como propósito oferecer aos trabalhadores portuários serviços essenciais de saúde, garantindo acesso a cuidados preventivos e orientações que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida, especialmente diante da rotina intensa do setor portuário.
Durante a ação, os profissionais tiveram acesso a uma equipe multiprofissional, exames rápidos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e orientações sobre saúde bucal e alimentação. “Todos os serviços buscam fortalecer o autocuidado e a prevenção, além de mais qualidade de vida para quem atua diariamente na operação portuária”, comunicou a coordenadora de saúde ocupacional do Itaqui, Benylda Araújo.
Com mais de dez anos de atuação, o Circuito Saúde nos Portos é uma ação consolidada do SEST SENAT voltada para trabalhadores do transporte e do setor portuário. Ao longo do dia, foram realizados ainda exames como bioimpedância, triagem de glicemia e pressão arterial.
“Esse serviço é muito importante para a comunidade portuária. Muitas vezes não temos tempo de ir ao médico devido ao trabalho corrido, e essa iniciativa facilita muito. É fundamental manter a boa saúde, cuidar da alimentação e da higiene bucal”, opinou Antonio das Mercês, Auxiliar de Escritório da Âncora.
A iniciativa foi bem recebida pelos trabalhadores, que ressaltaram a relevância do projeto para incentivar hábitos saudáveis e alertar sobre a importância de não focar apenas no trabalho, mas também na própria saúde.
“Nossa missão é cuidar da saúde e do bem-estar desses profissionais. É para isso que viemos, e é isso que nos move enquanto instituição”, finalizou Geciene Pereira, coordenadora de promoção social do Sest Senat.
TEXTO: EMAP
FOTO: DIVULGAÇÃO























