Nesta terça-feira (1º de julho), conforme anunciado pelo governador Carlos Brandão em suas redes sociais, o Cartão Travessia começou a ser utilizado por 300 famílias da Grande Ilha. A iniciativa garante um crédito de R$ 500,00 mensais para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida utilizem em corridas por aplicativo de transporte, com foco nos deslocamentos para tratamentos de saúde. Promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), a ação é inédita no Brasil e proporciona mais autonomia, dignidade e acessibilidade na rotina dos usuários.
Essa é a quinta modalidade do programa Travessia, da MOB, que já atende pessoas com deficiência em 46 municípios maranhenses por meio de transporte gratuito em vans adaptadas. Com o Cartão Travessia, as 300 famílias contempladas passam a realizar seus deslocamentos por meio de aplicativo de transporte.
“Esse é mais um marco para a mobilidade no Maranhão, idealizado pelo nosso governador Carlos Brandão. Com essa medida, o programa Travessia se fortalece na missão de garantir uma mobilidade verdadeiramente inclusiva para pessoas com deficiência. Ver o benefício sendo utilizado na prática é a prova de que essa política pública está transformando a rotina de quem mais precisa”, destacou Adriano Sarney, presidente da MOB.
Voltado a pessoas já cadastradas no Travessia há pelo menos seis meses, o cartão permite que o próprio usuário solicite suas viagens diretamente pelo aplicativo, com destino a locais previamente cadastrados no ato da inscrição. Os pagamentos são viabilizados por meio da Maranhão Parcerias (Mapa).
Para o presidente Mapa, Cassiano Pereira Junior, o cartão é um exemplo de como parcerias entre o poder público e o setor privado podem gerar soluções eficazes. “Por meio da parceria que temos com a Uber, por exemplo, conseguimos garantir que os usuários do Travessia recebam esse benefício. Estamos seguindo a orientação do nosso governador Carlos Brandão e unindo esforços com a MOB para alcançar esse objetivo”, afirmou.
A novidade trouxe mais flexibilidade à rotina de Nathalia Castro, mãe de Maires Castro, usuária do Travessia. “O cartão foi uma conquista pra gente. Agora consigo levar minha filha para as terapias com mais agilidade, no horário que for melhor para nós. É uma inovação que realmente mudou a vida da Maíres e de muitas outras pessoas com deficiência também”, pontuou.
Com mais de 16 mil pessoas cadastradas, o programa Travessia se consolida como uma das maiores referências em mobilidade inclusiva no Brasil. De acordo com Isabelle Passinho, diretora de Mobilidade Inclusiva da MOB, a nova modalidade amplia esse alcance e reforça o compromisso do Governo com a inclusão.
“A MOB tem trabalhado para tornar o Travessia cada vez mais eficiente para milhares de beneficiários. Com o cartão, damos mais um passo importante nesse sentido. Sob a liderança do governador Carlos Brandão e do presidente Adriano Sarney, seguimos avançando com esse programa e seu papel importantíssimo como política pública de inclusão no Maranhão”, destacou.
O Cartão Travessia foi implementado com recursos do Orçamento Participativo 2023 e é exclusivo para moradores da Grande Ilha. O valor do crédito é renovado automaticamente todos os meses na plataforma e gerenciado diretamente pelos usuários. Para dúvidas ou mais informações, os beneficiários podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Travessia pelo número (98) 98293-0108.