A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi encerrada no domingo (7). Durante oito dias, produtores rurais puderam prospectar e fechar novos negócios e a população teve acesso a diversos serviços, além de uma ampla programação cultural. O governador Carlos Brandão compareceu ao último dia de exposições, visitou os estandes institucionais do Governo do Maranhão e avaliou de forma positiva a Expoema 2025.
A Expoema 2025 aconteceu de 31 de agosto a 7 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, a Expoema 2025 foi marcada pela evolução das raças, valorização da trajetória dos produtores, e inovações que transformaram o setor agropecuário nos últimos anos.
A feira de exposições contou com shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e um grande leque de serviços e ações de cerca de 30 órgãos estaduais. Também foi instalado o Gabinete Itinerante, medida do Governo do Maranhão que aproxima a população e a gestão estadual. Graças a esta iniciativa, foi possível debater ações diretamente com os produtores rurais, resultando em decretos e projetos de lei voltados exclusivamente para o desenvolvimento do setor.
Na noite de domingo (7), o governador Carlos Brandão visitou a Expoema, passando por diversos estandes e conversando com a população. Ele avaliou a edição 2025 da feira agropecuária como um sucesso.
“Nós encerramos mais uma Expoema, a edição de 65 anos, e foi um sucesso total na venda de animais, comercialização de máquinas e suprimentos agrícolas. Também tivemos diversos cursos de capacitação e grandes shows. E também é muito importante destacar a presença das famílias, pois a Expoema sempre foi uma festa popular. Se este ano foi tão bom, todos podem se preparar já para o ano que vem que será ainda melhor”, assinalou.
O presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Ricardo Ataíde, destacou a edição 2025 da Expoema como a maior já realizada. “Este ano nós superamos todos os recordes das edições anteriores. A marca Expoema é muito forte e chega aos 65 anos como este grande evento cultural e de negócios no estado. O público lotou a Expoema como não víamos há muitos anos para acompanhar toda a programação, os serviços e os shows. Tudo isto foi possível graças à parceria de sempre do Governo do Maranhão”, pontuou Ricardo Ataíde.
E o público também avaliou de forma positiva a edição 2025 da Expoema. “Gostei da infraestrutura. Mesmo estando lotado dá para circular tranquilamente. A programação de shows foi muito boa também. Por isso, vim aproveitar o último dia”, disse o professor Leonardo Garcez.
O engenheiro agrônomo Edaciano Furtado elogiou a diversidade de serviços. “Tem muitas opções de comida e com preços para todos os públicos. Essa edição teve muita opção diferenciada entretenimento também. Muito boa a organização em geral”, comentou.
Visitas aos estandes
A visita do governador Carlos Brandão à Expoema começou pelo stand do projeto Recicla Maranhão pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) onde conheceu a Central de Compostagem montada para a Expoema 2025. Por meio da iniciativa os resíduos orgânicos, como restos de comida e sobras das cozinhas, gerados durante os dias de evento foram destinados às ilhas de compostagem montadas no local, onde passam por um processo controlado, até serem transformados em adubo e biofertilizante.
Ainda como parte do Recicla Maranhão, seis cooperativas de catadores de materiais recicláveis atuaram durante todos os dias, fazendo a coletiva seletiva no Parque Independência, inclusive após o encerramento das programações diárias, encaminhando para a reciclagem todos os itens recolhidos.
Educação e inovação
Já no estande do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Brandão conheceu diversos projetos de inovação e sustentabilidade desenvolvidos por estudantes e professores das diversas unidades do Maranhão. Um desses projetos foi o “Uso de placas solares para o consumo sustentável de energia”, desenvolvidos por alunos do Iema Pleno Jardim América, em São Luís.
A aluna do 1º ano da unidade, Nycolli Beserra, 16 anos, explicou o projeto para o governador. “O principal objetivo desse projeto é diminuir os impactos ambientais causados pela energia hidroelétrica, e fazer com que a energia solar fique cada vez mais acessível para todas as classes”, disse.
Ainda na área da educação, o governador visitou o estande da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) expuseram diversas iniciativas da universidade. Uma das iniciativas que chamou a atenção do governador foi a Apimel Company, que atua na valorização da cadeia do mel de abelha tiúba no Maranhão.
O professor do Departamento de Biologia do CCA da Uema, Maurício Bezerra, esclareceu que a Apimel Company é apoiada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema (Marandu) com o objetivo de ampliar a distribuição de colônias de abelhas tiúbas em larga escala para os municípios maranhenses.
“Atualmente, existe um déficit dessas colônias no mercado. Então, quem tem as colônias acaba centralizando o mercado. Nossa ideia é distribuir essas colônias pelo Maranhão, pois além de reduzimos o déficit e ampliarmos a produção de mel, também termos um modelo didático, instrumental, para as aulas de biologia, fortalecendo também a educação”, relatou Maurício Bezerra.
Geração de emprego e renda
O governador Carlos Brandão encerrou sua visita ao último dia da 65º Expoema na Praça de Alimentação do Programa Mais Renda. Durante os oito dias de evento os beneficiários do programa tiveram um espaço exclusivo para comercializarem seus produtos e garantir um incremento na renda mensal.
Beneficiária do programa há 4 anos, Adriana Garcia encerrou o último dia de vendas com comercialização total dos produtos. “Hoje, último dia do evento, já acabou toda a batata frita e os pastéis que eu trouxe para a venda do dia. Estou finalizando com os cachorros-quentes e vou voltar para casa com tudo vendido”, comemorou.
Maria dos Anjos Costa, vendedora de churrasquinho e batata frita, é beneficiária do programa há apenas 8 meses e também comemorou as vendas. “Quase todo o churrasco que eu trouxe para o domingo já foi vendido e até o fim da noite devo vender tudo. Valeu muito à pena passar esses dias aqui na Expoema”, contou.
O Mais Renda é um programa de inclusão socioprodutiva do Governo do Maranhão que tem o objetivo fortalecer a geração de emprego, renda e empreendedorismo de famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa já beneficiou 5.563 empreendedores nas atividades de alimentação, beleza, confeitaria e costura, em 158 municípios do Maranhão até julho deste ano.
Só na gestão Brandão foram entregues 2.474 equipamentos, em 76 municípios. Os beneficiários recebem kit de negócio composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de alimentos ou no manuseio da área da beleza.