O governador Carlos Brandão lança, oficialmente, nesta segunda-feira, 22, a Loteria Estadual do aconte às 14h30, no Palácio dos Leões, em São Luís.
Estarão presentes o presidente da MAPA (Maranhão Parcerias), Cassiano Pereira Junior, e o secretário da Segurança Maurício Martins.
A Lotema, um serviço público gerenciado e fiscalizado pelo governo do estado e que já funcionou há muitos anos no Maranhão, volta com uma nova concepção, agora por meio da MAPA. O objetivo é a captação de recursos com o objetivo de apoiar políticas públicas em benefício dos maranhenses, principalmente na geração de milhares de empregos diretos e indiretos.
Numa primeira fase, a Loteria Estadual do Maranhão, por meio de empresas concessionárias, ofertará quatro modalidades de jogos ao público: o Prognóstico Número, Prognóstico Específico, Loteria Instantânea e Apostas de Quota Fixa.
De acordo com o presidente da MAPA, Cassiano Júnior, a atividade incrementará a receita do Estado, tendo em vista que os recursos gerados ao governo serão destinados ao financiamento da seguridade social estadual, às políticas públicas para a infância e juventude, prevenção e combate a desastres e calamidades públicas, educação, entidades desportivas; fomento de projetos de esporte amador, e programas de desenvolvimento de parcerias público-privadas do Maranhão, conforme o Decreto nº 38.763, de 6 de dezembro de 2023, que altera o Decreto n° 36.453, de 30 de dezembro de 2020, que regulamenta a Lei nº 11.389, de 21 de dezembro de 2020.
Segundo Cassiano, a estimativa é de que, no primeiro ano de funcionamento, o repasse financeiro para os investimentos em políticas públicas ultrapasse os R$ 31 milhões de reais e que, no mesmo período, a Loteria movimente a cadeia de jogos, gerando mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, conforme perspectiva das empresas concessionárias credenciadas para o serviço.