A segunda edição da Caravana Federativa no Maranhão mobilizou gestores públicos de municípios de todas as regiões do estado, que puderam ser atendidos por membros de ministérios do Governo Federal para sanar dúvidas, regularizar pendências e destravar ações municipais. Realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, o evento ocorreu ao longo de dois dias, quinta (11) e sexta-feira (12), com mais de 3 mil atendimentos prestados.
A programação contou com a participação de representantes de 206 dos 217 municípios maranhenses, o que corresponde a aproximadamente 95% das cidades do estado. No total, foram mais de nove mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores públicos e representantes da sociedade civil organizada — um momento considerado relevante para ampliar o alcance das políticas públicas federais e estaduais nos municípios.
“Quero agradecer ao presidente Lula pelo carinho, pela dedicação e, acima de tudo, pelo respeito para com o povo do Maranhão ao trazer pela segunda vez essa Caravana para o estado. Temos muita gratidão e essa parceria ficará cada vez mais forte”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, destacou que esta edição trouxe como novidade a participação da sociedade civil organizada, ampliando o espaço de diálogo.
“É uma determinação do presidente Lula que precisamos fortalecer o Pacto Federativo, os estados, os municípios e, agora, oficializar a participação da sociedade civil organizada, por meio do Fórum de Participação Social, para que, junto com o Governo do Estado e as prefeituras, possamos discutir as questões que mais importam à população”, frisou o ministro.
A união de esforços também foi lembrada pelo secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Júlio Pinheiro. “O Governo Lula tem essa compreensão dos estados, incluindo o Maranhão, para que a gente consiga melhorar a vida das pessoas. Essa cooperação entre União, estados e municípios é fundamental para que o Governo Federal chegue cada vez mais perto da população”, afirmou.
Oficinas e cidadania
O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, avaliou a Caravana Federativa como uma oportunidade para destravar convênios e parcerias em tramitação em Brasília. “Temos aqui a presença de ministros e, também, do Governo do Estado e da Famem, que também tem dado apoio para que essa caravana possa acontecer. Dessa forma, nós acreditamos que muitos processos, muitas ações que estão ainda em Brasília, possam ser destravadas e possam verdadeiramente chegar lá na ponta, onde vive o cidadão, que é nos municípios”, disse.
O prefeito de Bom Jesus das Selvas, Franklim Duarte, informou que uma comitiva do município foi mobilizada para participar das oficinas e balcões de atendimento oferecidos durante a Caravana Federativa, e assim poder firmar mais parcerias.
“É um momento muito especial participar da Caravana Federativa organizada pelo Governo Federal e apoiada pelo governador Carlos Brandão. Viemos buscar mais informação e conhecimento para levar melhoria para a nossa cidade. Então agradeço ao presidente Lula por essa grande ação e ao governador Carlos Brandão por atender e organizar um evento tão importante para os municípios”, declarou.
O secretário municipal de Educação de São João Batista, Genicleuton Pires, participou da oficina de educação fiscal e afirmou que a experiência vai enriquecer o ambiente escolar, impactando diretamente no ensino dos estudantes.
“Esse é um momento rico de troca de experiência, de partilha, porque estamos vindo aqui justamente para buscar essas informações e podermos levar para o chão dos nossos municípios. Foi com muito prazer e com muita honra que participamos da oficina da educação fiscal nas escolas, conhecimento que poderemos levar para todas as nossas escolas, para todos os nossos professores e impactar a melhoria de qualidade de ensino”, pontuou.
Outro, dos muitos exemplos positivos, foi a experiência do analista previdenciário Alisson Rocha, que trabalha no Maranhão. Ele definiu o evento como de grande valia para aprofundar o conhecimento técnico nas tratativas com a gestão federal.
“Essas oficinas são importantes espaços de compartilhamento de informações, espaços em que a gente pode entrar em contato com outros órgãos e com instituições para ter essa integração entre os entes federativos. Eu estava na oficina sobre os acordos de cooperação técnica do INSS, pudemos entender o fluxo para estabelecer acordos que o Maranhão poderia fazer com o INSS para resolver algum ponto específico, então é algo importantíssimo”, relatou.
A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal para interlocução com os municípios sendo coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. A realização do evento no Maranhão contou com o apoio e cooperação do Governo do Estado, que também possibilitou atendimentos aos gestores públicos municipais.