Durante o aniversário de 94 anos do município de Urbano Santos, o Governo do Estado entregou obras importantes para a população da cidade, como a unidade do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e a Casa de Reabilitação Nossa Senhora da Glória – Fazenda Esperança. As entregas foram realizadas neste sábado (10) pelo governador Carlos Brandão em solenidade promovida pela Prefeitura de Urbano Santos.
Conheça um pouco sobre a cidade de Urbano Santos
As Terras do atual Município estão localizadas à margem direita do rio que se denominou Mocambo, em virtude de grande parte dos insurretos terem ali se amocambado, por ocasião da Balaiada.
O lugarejo se desenvolveu e a denominação do rio foi estendida a Povoação, inicialmente chamada Mocambinho.
Com a dificuldade de se atravessar o rio, no inverno, o comerciante Paulo Fortes mandou fazer, em frente ao seu estabelecimento, uma ponte de madeira. Em virtude do crescente movimento, o Governo providenciou a construção de outra ponte mais ampla e segura, que recebeu o nome de Ponte Nova. Daí se originou a Vila de Ponte Nova.
Em 1929, o topônimo foi mudado para Urbano Santos, em homenagem ao Vice-Presidente da República, Urbano Santos da Costa Araújo, natural de Guimarães, no Maranhão.
Em 1938, Urbano Santos foi elevado à categoria de Cidade.
Gentílico: urbano-santense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Ponte Nova, pela lei provincial nº 1235, de 30-04-1881, subordinado ao município de Brejo.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Brejo.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Urbano Santos, pela lei estadual nº 1324, de 09-03-1929, desmembrado de Brejo. Sede no atual distrito de Urbano Santos ex-Ponte Nova. Constituído do distrito sede.
Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, é extinto o município de Urbano Santos, sendo seu território anexado ao município de Brejo.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Urbano Santos, figura com o distrito no município de Brejo.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação Urbano Santos, pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembrado de Brejo. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-10-1935.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital
Ponte Nova para Urbano Santos alterado, pela lei estadual nº 1324 , de 09-03-1929.
Clemilton Barros – Prefeito atual de Urbano Santos
“Estamos comemorando a emancipação do município com o prefeito Clemilton, com a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, e vários outros deputados. Estamos entregando uma avenida, que é uma das mais bonitas da região; duas praças; e um Viva/Procon para que as pessoas possam receber documentos como CPF, identidade, título de eleitor, e regularizar a documentação de veículos, tudo isso sem precisar se deslocar até Chapadinha; e estamos melhorando a estrutura da Fazenda Esperança, para que possa manter o bom trabalho de recuperação de pessoas que têm dependência química. É uma alegria muito grande estar aqui”, afirmou Brandão.
O prefeito Clemilton Barros elogiou a gestão municipalista realizada pelo governador Carlos Brandão que possibilitou a parceria com a prefeitura para a entrega das obras. Com as ações da gestão estadual e municipal, a população teve acesso a ações estruturantes que impactam no bem-estar social, além da unidade do Viva/Procon e da Casa de Reabilitação da Fazenda Esperança, também foram entregues a Avenida Bernardo Ramos, a Praça José Veloso Batista e a Praça da Bíblia.
“Esse é um dia de muita alegria e gratidão a Deus e aos parceiros que temos no Estado do Maranhão, quero destacar o governador Carlos Brandão pelo compromisso, carinho e olhar cuidadoso com o nosso município. Agradecer também à deputada Iracema Vale. Estou muito honrado e feliz com tantas autoridades que são parceiras e que contribuem para o desenvolvimento desta cidade”, declarou o prefeito.
Na ocasião, o prefeito Clemilton Barros entregou ao governador Brandão o título de cidadão do município. O dia de entregas contou com a participação de várias autoridades e da população que pôde conversar com os gestores públicos.
A dona de casa Maria de Cássia elogiou as obras entregues e aprovou o trabalho conjunto do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal. “É muito importante para o povo aqui de Urbano Santos, antes aqui era uma cidade esquecida, tudo era desorganizado, não era bem planejado. Agora mudou, melhorou bastante e a gente acredita que vai melhorar cada dia mais”, disse.
Confira alguns registros: